terça-feira, maio 30

FORMULA 1

GRANDE PRÉMIO DO MÓNACO


Nunca uma corrida se adaptou tanto a um circuito como a do passado fim-de-semana, glamour, magia, espectáculo, sorte, polémicas, estiveram presentes no GP do Mónaco.
O GP fica marcado pela polémica decisão da FIA em retirar a Pole Position a Michael Schumacher por pretensa manobra de deliberadamente prejudicar Fernando Alonso. A FIA reuniu-se e decidiu retirar a Pole a Schumacher e obrigou-o a largar do último lugar da Grid. Nunca Alonso imaginaria a facilidade que iria ter a ganhar este GP, o asturiano beneficiou de todos os seus oponentes directos na corrida terem tido problemas técnicos, e após a desistência de Räikkonen, Alonso apenas teve de gerir o seu passeio dominical. Este incidente de Schumacher e a desistência de Räikkonen estendem a Alonso o tapete vermelho para reconquista do Mundial de pilotos.


Destaques:

FIA – A forte penalização a Schumacher pelo acidente/manobra em Rascasse cria um grande precedente para o futuro. A mão pesada da FIA com o alemão não foi visível em outras manobras ilegais durante o fim-de-semana, tais como: Monteiro não passou à 2ª parte do Qualifying devido a ser travado por Coulthard; Alonso andou mais de meia pista para dobrar Coulthard; Albers atira Monteiro contra o muro e a única penalização que sofre é um Drive Through.

Fernando Alonso – O espanhol não está com a estrelinha da sorte, está com uma autêntica constelação. Mónaco foi a ultima prova disso mesmo. Caminha a passos largos para a renovação do título.

David Coulthard – O britânico que bloqueou Monteiro no Qualifying, conseguiu chegar ao pódio 4 anos depois fruto da desistência de quase meio pelotão.

Rubens Barrichello – Tinha tudo para chegar ao pódio após desistências de Webber e Räikkonen mas o brasileiro na entrada das boxes enganou-se no botão de controlo de velocidade e ultrapassou os 80 Km/h permitidos, o que o obrigou a um Drive Through e a hipoteca do 3º lugar.

Kimi Räikkönen – O finlandês tinha a corrida ao seu alcance quando o sistema de refrigeração do seu Mercedes o traiu, aquando da entrada do Safety Car. Enquanto esteve em pista pressionou sempre o espanhol. A sua conduta após a desistência, foi assistir ao resto do GP em bermudas a bordo de um luxuoso iate, é reveladora do mau ambiente na Mclaren-Mercedes.

Christijan Albers – O holandês teve uma manobra condenável, sobretudo quando a vítima é, nada mais nada menos que o seu colega de equipa. Beneficiou da benevolência da FIA ao ser penalizado apenas com um Drive Through.

Tiago Monteiro – Este fim-de-semana tinha tudo para ser um sucesso para o piloto português. Apesar de ser o último no Speed Trap, o set up escolhido mostrou-se super adequado ao circuito e, não fosse Coulthard e participaria na segunda parte do Qualifying. Na corrida quase era posto de fora da corrida após uma manobra suicida do seu colega de equipa que lhe castrou a hipótese de um lugar melhor que o penúltimo lugar. A sua relação nunca mais vai ser a mesma, a veemência das declarações do português no final da corrida podem ter hipotecado a continuidade na equipa e por conseguinte na F1.

MF1-Toyota – O episódio entre os dois pilotos é lamentável, pois nos primeiros 100 metros poderia ter acabado a corrida para a equipa de Alex Shnaider. O mau relacionamento entre os seus dois pilotos após o incidente pode implicar a saída de um deles. Michiel Mol, dono da Lost Boys – que patrocina Christijan Albers – apresentou uma proposta de compra da MF1 – Toyota no valor de 128 milhões de Dólares, o que a consumar-se se torna um mau prenúncio para a continuidade de Tiago Monteiro.

Ferrari – No Mónaco a Ferrari anunciou que anunciaria os seus pilotos no final de Junho, na origem deste adiamento está a continuidade ou não de Schumacher, visto que a escuderia italiana já tem um pré-acordo com Kimi Räikkönen.

Classificação Final do GP do Mónaco:

Fernando Alonso-Renault
Juan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes
David Coulthard-RBR-Ferrari
Rubens Barrichello-Honda
Michael Schumacher-Ferrari
Giancarlo Fisichella-Renault
Nick Heidfeld-Sauber-BMW

Ralf Schumacher-Toyota
Felipe Massa-Ferrari
10ºVitantonio Liuzzi-STR-Cosworth
15ºTiago Monteiro-MF1-Toyota

Classificação do Mundial de Pilotos:

Fernando Alonso-Renault 64p
Michael Schumacher-Ferrari 43p
Giancarlo Fisichella-Renault 27p
3=
Kimi Räikkönen-McLaren-Mercedes 27p
Juan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes 23p
Felipe Massa-Ferrari 20p
Jenson Button-Honda 16p
Rubens Barrichello-Honda 13p
Ralf Schumacher-Toyota 8p
9=
Nick Heidfeld-Sauber-BMW 8p
11º
David Coulthard-RBR-Ferrari 7p
12º
Mark Webber-Williams-Cosworth 6p
12=
Jacques Villeneuve-Sauber-BMW 6p
14º
Nico Rosberg-Williams-Cosworth 4p
15º
Christian Klien-RBR-Ferrari 1p

Classificação do Mundial de Construtores:

Renault 91p
Ferrari 63 p
McLaren-Mercedes 50p
Honda 29 p
Sauber-BMW 14p
Williams-Cosworth 10p
Toyota 8p
7=
RBR-Ferrari 8p


Próximo GP, Sylverstone 11 de Junho.


Fábio Pitarma Matos

5 comentários:

Anónimo disse...

O que é que o Tiago Monteiro disse?

Anónimo disse...

afinal e pra proxima temporada ou nao que o valentino rossi vai para a ferrari?

Anónimo disse...

Diz que não... Assinou por mais um ano com a Yamaha.
Abraço ao Matos e ao Tiago Mnteiro.

Papão disse...

Acho que não se deve ser assim tão pessimista... Afinal, há muitas equipas bastante descontentes com os seus pilotos ou um deles, e o Tiago Monteiro até pode ter algumas hipóteses de passar finalmete para uma equipa melhor... Há que ser optimista, não é?
Quem gostar de fórmula 1, visite o meu blog;)
Abraços

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»