segunda-feira, maio 29

DEFESO

O bom filho à casa torna!

Com um defeso longo, é normal o mercado de transferências a nível nacional se encontrar num estado calmo. Em primeiro lugar as equipas preocupam-se em arrumar a casa relativamente ao ano anterior e só depois fazer os devidos reajustamentos.

No Benfica “o bom filho à casa torna”. Rui Costa está, finalmente, de volta, após alguns anos a falar-se do seu regresso. De facto, será uma mais-valia quer técnica quer de balneário. Vamos aguardar por novas aquisições, mas certamente não haverá mais novidades tão cedo. Esta semana devem ser conhecidos os jogadores a sair. Uma questão delicada é a dos guarda-redes, com Quim a ter a porta aberta para abandonar a Luz.

No Porto, César Peixoto não conta para a época 2006/07 por não ter as características necessárias para desempenhar a função de defesa-esquerdo no actual sistema 3-4-3. Emprestados à U. Leiria vão ser Bruno Vale, Ivanildo, Paulo Machado e Marcos António. Hélder Barbosa também irá ganhar experiência longe do Dragão. Numa semana em que Nuno Coelho (que se destacou em Toulon) foi cedido por uma época desportiva ao Standard Liège. Talvez o jovem tenha ido "beber" um pouco da experiência que Jorge Costa lhe possa transmitir para um futuro auspicioso de dragão ao peito. A principal necessidade para o plantel é um matador e o mercado holandês pode ser um alvo preferencial, dado o conhecimento do técnico portista. Hesselink, do PSV, será uma óptima escolha. Mas existem outros nomes referenciados.

O Sporting passou a semana a decidir a lista de dispensas. Além de Sá Pinto não renovar também Nelson terá de procurar novo clube. Hugo vai ser emprestado à U. Leiria, Manoel à Académica e Mário Sérgio ao Gil Vicente. Luís Loureiro também foi dispensado. Quanto a entradas apenas especulações como Derlei, Maniche e Wagner.

Destaque, ainda, para a situação de João Vieira Pinto. O atleta é desejado em Braga. A equipa arsenalista não quer apenas fazer figura nas provas nacionais, mas também na Taça UEFA. Além da possibilidade JVP, acertadas estão as contratações de Maciel e Zé Carlos (Zé do Golo). Por aqui se vê que existe a intenção dos clubes se reforçarem em primeiro lugar com jogadores que já estejam adaptados ao nosso campeonato, como se referiu na semana passada em relação ao Marítimo.

Quanto a treinadores continua o impasse no Estrela da Amadora e no Paços de Ferreira. Na capital do móvel o único candidato à presidência quer manter José Mota.


Sérgio Ravara

Sem comentários: