segunda-feira, maio 8

FORMULA 1

Nurburgring, Grande Prémio da Europa, e novo duelo entre Fernando Alonso e Michael Schumacher com a vitória a sorrir novamente ao alemão.
Alonso a partir da pole, nunca conseguiu deixar para trás o alemão, e à semelhança de Imola, o espanhol foi o primeiro a parar, Schumacher não parou imediatamente e fez mais uma volta, e é nesta volta que o alemão começa a construir a vitória. Schumacher sai do primeiro pit stop ainda atrás de Alonso mas com mais combustível. Esse combustível adicional foi crucial para o desfecho da corrida, Alonso com 1.614 segundos de diferença para Schumacher volta a fazer o segundo pit stop primeiro, no entanto o alemão consegue fazer mais 4 voltas antes de fazer o seu segundo pit stop e consegue sair com 5.525 segundos de vantagem para Alonso, faltando 18 voltas para o fim da corrida. Até ao final o alemão foi gerindo a vantagem para o espanhol.

Destaques:

Michael Schumacher- 86ª vitória para o alemão que a correr em casa, conseguiu a segunda vitória consecutiva da época. Esta vitória em Nurburgring prova que Imola não foi um acaso. Impressionante o ritmo do alemão que volta a entrar na corrida pelo campeonato. Na Europa tem o pleno.

Ferrari- A vitória do alemão volta a ter o dedo de Ross Braun, mais uma vez a estratégia de corrida teve sucesso, a volta adicional no primeiro pit foi crucial. A aposta na redução de apoio aerodinâmico do carro voltou a ser acertada, tendo sido novamente os mais velozes em recta. Conseguiu pela primeira vez ter os seus dois pilotos no pódio. E tal como Schumacher, a Scuderia italiana volta a entrar na luta pelo Mundial de Construtores.

Felipe Massa- Primeiro pódio para o brasileiro que efectuou uma belíssima corrida, o que deixa a entender que pode fazer mais ao longo da temporada.

Nico Rosberg – Corrida soberba do alemão, saindo da grelha na 22ª posição, o piloto da
Sauber-BMW acabou em 7º e perdeu o 6ºlugar na última volta.

Yuji Yde- Tal como tinha previsto na última crónica a FIA retirou a super licença a este kamikaze japonês que foi revogado para piloto de testes da Super Aguri-Honda. Yde foi substituído pelo francês
Franck Montagny, o antigo piloto de testes da Renault não teve um estreia feliz pois foi obrigado a abandonar a corrida por problemas hidráulicos, tal como o seu colega Takuma Sato.

Giancarlo Fisichella- Protagonizou o momento do fim de semana quando na qualificação foi “travado” por Villeneuve na sua volta rápida, já nas boxes o italiano foi à box da Sauber-BMW demonstrar o seu desagrado ao canadiano pelo acto. Já na corrida Fisichella saiu da 11ª posição e acabou em 6º lugar dois lugares acima de Villeneuve.

Fernando Alonso- O asturiano tinha tudo para vencer, polé position, saída perfeita no entanto foi “vitima” da estratégia da Ferrari e de Schumacher. Mais uma vez demonstrou o seu carácter ao afirmar durante a semana que antecedeu o GP da Europa que Schumacher e a Ferrari não entravam nas contas do campeonato, Schumacher e a Ferrari agradecem. No próximo domingo corre em “casa” no GP da Catalunha, e é o principal candidato à vitória.

Tiago Monteiro – Sem fazer uma corrida deslumbrante, confirmou a regularidade com que brinda os adeptos 12ºe penúltimo lugar mas à frente do seu colega de equipa Christijan Albers. Foi vitima durante o Qualifying da mostragem de uma falsa bandeira Vermelha. O Midland continua a castrar Monteiro e Albers, e há quem diga que a equipa já se encontra à venda.


Classificação do GP da Europa:

Michael Schumacher- Ferrari 1:35:58.765
Fernando Alonso-Renault +3.7 secs
Felipe Massa-Ferrari +4.4 secs
Kimi Räikkönen-McLaren-Mercedes +4.8 secs
Rubens Barrichello-Honda +72.5 secs
Giancarlo Fisichella-Renault +74.1 secs
Nico Rosberg-Williams-Cosworth +74.5 secs
Jacques Villeneuve-Sauber-BMW +89.3 secs

Jarno Trulli-Toyota +1 Lap
10ºNick Heidfeld-Sauber-BMW +1 Lap
12ºTiago Monteiro-MF1-Toyota +1 Lap

Classificação do Mundial de Pilotos:

Fernando Alonso-Renault 44p
Michael Schumacher-Ferrari 31p
Kimi Räikkönen-McLaren-Mercedes 23p
Giancarlo Fisichella-Renault 18p

Felipe Massa-Ferrari 15p
5=Juan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes 15p
Jenson Button-Honda 13p
Ralf Schumacher-Toyota 7p
9Rubens Barrichello-Honda 6p
9=Mark Webber-Williams-Cosworth 6p
9=Jacques Villeneuve-Sauber-BMW 6p
12ºNick Heidfeld-Sauber-BMW 5p
13ºNico Rosberg-Williams-Cosworth 4p
14ºDavid Coulthard-RBR-Ferrari 1p
14=Christian Klien-RBR-Ferrari 1p

Classificação do Mundial de Construtores:

Renault 62p
Ferrari 46p
McLaren-Mercedes 38p
Honda 19p
Sauber-BMW 11p
Williams-Cosworth 10p
Toyota 7p
RBR-Ferrari 2p


Fábio Pitarma Matos

2 comentários:

Anónimo disse...

Schumacher Rulezzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Anónimo disse...

Tive pena de nao ver, mas nao sabia que ia dar.

Mas ao que parece o SHUMI anda a dar-lhe bem, so o KIMI é que continua a mesma coisa, so me da desilusões.

Parabens pela cronica