quinta-feira, novembro 10

ABDEL GHANY

Hoje, no jornal Record, vem uma reportagem sobre o treinador do Al Ahly, Manuel José, e sobre o nosso muito conhecido, Abdel Ghany. Para quem não sabe, Abdel Ghany é egípcio e foi dos melhores jogadores estrangeiros que o Beira-Mar teve. Ingressou no Beira-Mar no ano de 1988 e saíu em 1992, conseguindo ser finalista da Taça de Portugal em 1991 (marcou o golo que levou o jogo para prolongamento, frente ao FC Porto) e participando também na melhor classificação de sempre do clube, 6º lugar. Vou transcrever alguns dos seus comentários: "Aveiro, que cidade tão linda! E as pessoas são muito afáveis. Foi a melhor época da minha vida desportiva(...) Nunca mais posso esquecer o Beira-Mar!" Continuando, Abdel Ghany fala da sua enorme tristeza do "seu" Beira-Mar ter descido de divisão, acalentando a esperança de que os pupilos de Augusto Inácio consigam a tão desejada promoção. O egípcio, seguidamente, fala sobre os seus antigos companheiros. Vou citar alguns nomes que me trazem alguma nostalgia: Dino, Jorge Silvério, Sousa, China, Serrinha, Mito, Oliveira, Redondo, Jarbas, Petrov, Vitor Duarte, Paquito, Bozinovski, Bio, etc...
Abdel Ghany, neste momento, faz parte da federação egípcia de futebol e tem um programa semanal na televisão.

6 comentários:

Anónimo disse...

O grande Abdel Ghany, foi dos melhores centro campistas não do Beira mas sim da história do campeonato Português!!
A gratidão é um dom...

Anónimo disse...

Quem é que podia esquecer esse homem e essa equipa!? :)
Fiquei contente ao ver esta notícia e de saber que o Abdel Ghany não se esquece de nós.
Obrigado por tudo.

Anónimo disse...

A história da gratidão, do lado de cá, ainda não está completa. Abdel Ghany saiu de Aveiro e ninguém se lembrou de lhe prestar a homenagem que merece, através, por exemplo, de um jantar de beiramarenses.
Nem foi utilizado nos últimos jogos.
A sua "despedida" de Aveiro aconteceu com um jantar no Mercantel onde estive eu e o Carlos Teixeira (Rádio Terra Nova), o Luís Miguel Loureiro (RTP) e um seu amigo marroquino.
SÓ!
Já agora saibam que Abdel Ghany esteve em Aveiro no dia seguinte à conquista da Taça de Portugal (Beira-Mar - Campomaiorense) para festejar com os jogadores, jantou com eles (e comigo) no "Querida", viu o filme do jogo e... chorou.
Saibam ainda que Abdel Ghany esteve no Mundial de Itália em 1990 e marcou um dos primeiros golos (de penalty) frente à Holanda, no Estádio La Favorita, em Palermo. Na altura era jogador do Beira-Mar, por isso o clube foi badalado nesse Mundial.
Abdel Ghany está na minha lista de bons amigos.
O Beira-Mar ainda não lhe agradeceu como merece... mas ainda está a tempo. Muito a tempo.

Tó-Zé Bartolomeu

Anónimo disse...

Realmente este era um verdadeiro Senhor com a bola nos pés............. que saudades do bom futebol.
Vitor Peixoto

Anónimo disse...

sem duvida, desde que vejo futebol, foi o melhor jogador que passou pelo Beira-Mar. E já agora, no "seu reinado" foi a melhor equipa que vi do Beira-Mar. Desde então a qualidade foi decrescendo...até ao ponto em que qualquer um joga, pois a qualidade foi relegada pra 2º plano
Abraço Miguel

Anónimo disse...

Ñ poderia deixar de passar este post sem fazer 1 agradecimento a esse grande Jogador que foi Abdel Ghany. Lembram-se das rezas que fazia dentro das balizas antes dos jogos?! E foi sem sombra de dúvidas 1 melhor jogador estrangeiro que passou pelo nosso Beira Mar.
Atenção ao comentário do Tó-Zé Bartolomeu, Abdel Ghany, merece 1 homenagem oficial do S.C. Beira Mar.