terça-feira, setembro 26

4ª JORNADA DA BWIN LIGA

Após a 4ª jornada o Porto só sabe ganhar e soma 12 pontos, seguido pelo Sporting com 9 pontos.

O Benfica continua sem vencer fora (quer no campeonato, quer nas provas europeias). Fernando Santos definiu, definitivamente, o esquema de 4x3x3 para os encarnados, após a continuidade de Simão. Em Paços de Ferreira, o Benfica apresentou melhorias em termos ofensivos. A dupla grega mais Nuno Assis, tem sido importante ao que se alia o aparecimento de Simão. Na passada 6ª feira, Paulo Jorge (à direita) e Miccoli (centro) completaram o tridente ofensivo. O Benfica entrou com a intenção de comandar o jogo desde o primeiro instante, com um meio-campo que apresentou uma dinâmica interessante. Como consequência Katsouranis apareceu perto, ou na, área adversária. Numa das ocasiões fez golo. A saída de Nuno Assis por lesão foi um golpe que baixou a qualidade da prestação dos encarnados. O Benfica dispôs de boas oportunidades de golo para ampliar o marcador, mas não foi eficiente nesse capítulo. Simão está a melhorar, Miccoli a ganhar ritmo competitivo; Paulo Jorge tem sido importante e fez mais uma assistência para golo. Pela negativa a indisciplina de Léo que ajudou o Paços de Ferreira a acreditar no empate, quando o Benfica continuava dono do jogo. Mais um gesto irreflectido (a lembrar W. Rooney contra o Villareal), duramente criticado por Fernando Santos e Luís Filipe Vieira. Consequentemente, Quim teve de mostrar serviço de qualidade para parar os ataques dos pacenses.

Em alta:
Ø Porto: 100% vitorioso ao fim de 4 rondas;
Ø Sporting: o plantel é homogéneo e, como tal, Paulo Bento roda-o continuando a alcançar o objectivo vitória;
Ø Paços de Ferreira: 7 pontos em 12 possíveis após defrontar 3 europeus (Braga, Sporting e Benfica) e o Marítimo;
Ø Naval: parece querer não passar pelas dificuldades da época passada; depois de estar no topo durante as duas primeiras jornada, foi a Belém buscar um ponto e quase trazia três;
Ø Leiria: com a vitória nesta ronda, soma 7 pontos, igualando o melhor início de época da sua história.

Em baixa:
Ø Benfica: um candidato ao título tem, obrigatoriamente, de vencer fora o maior número de jogos possível. Derrota no Bessa e empate em Paços de Ferreira. Apesar de as exibições terem melhorado, para a classificação contam os resultados.
Ø Estrela da Amadora: último lugar com um ponto e zero golos marcados em 4 jogos. Preocupante.

Curiosidades:
Ø Primeiro ponto do Estrela da Amadora, em casa emprestada, diante do europeu Braga (0-0).
Ø Primeiro golo no campeonato pelo Nacional (1-0 ao Setúbal) e logo os três primeiros pontos. Grande destaque para Alonso e Juliano Spadacio (grande golo);
Ø Primeira derrota para o Beira-Mar (3-0) no Dragão, o que não belisca em nada o bom início de época da turma de A. Inácio;
Ø Jardel regressou ao Porto. Na recepção e na despedida foi brindado com uma grande ovação pelos seus ex-adeptos.
Ø Uma Académica ainda em construção só perdeu em casa com a Naval. De resto três empates: Setúbal (f); Belenenses (c); Boavista (f). Está em clara ascensão e após a paragem para os jogos da selecção nacional já deve estar completamente operacional. Muito mérito para o seu treinador Manuel Machado, um dos bons elementos do nosso futebol. Destaque para o defesa-esquerdo Lino que já marcou dois golos e para o professor de Húngaro Gyano, que marcou o 2º golo no Bessa.
Ø Benfica contabiliza tantas expulsões como no final da época transacta: 4!

10 + da semana:
Ø Hélder Postiga: Scolari disse que o jogador precisava de ser acarinhado. Jesulado Ferreira e o público do Dragão deram ao avançado todo o apoio e ele começa a retribuir com golos.
Ø Lisandro: Muito se falou da alteração táctica do Porto só para 3 defesas e da redução do número de golos. Uma das razões é o argentino: de muito utilizado na 1ª volta do campeonato passado a pouco, após lesão. Empresta uma dinâmica e uma garra diabólica ao ataque portista.
Ø Paulo Jorge: Tem sido o jogador mais regular no Benfica. Na passada 6ª feira assistiu Katsouranis e criou outras boas oportunidades de golo. A ter em conta.
Ø Tonel: entrou para ajudar na defesa, mas um minuto depois já tinha marcado o 2-0.
Ø Alecsandro: parece querer mostrar o que vale; abriu caminho para a vitória.
Ø João Moutinho: já experimentou todas as posições do meio-campo, com prestações com diferentes tipos de intervenção e brilhantismo para os olhos dos adeptos, mas de uma classe enorme;
Ø Lino: um defesa-esquerdo com uma dinâmica de ataque rara já rendeu 2 golos à Académica;
Ø Linz: ponta-de-lança com a característica de jogar apenas na área escasseiam nos tempos de hoje. Tem mostrado muita qualidade e é o 2º melhor marcador do campeonato com 3 golos. Estrangeiros com esta qualidade são bem-vindos.
Ø Juliano Spadacio: na 1ª parte foi o “único” jogador em campo no Nacional. Na 2ª parte, com as alterações de Carlos Brito ao intervalo, teve mais liberdade e fez um bom golo, que valeram 3 pontos;
Ø Zé Pedro: o jogador do Belenenses foi expulso, mas merece referência pela positiva. Após a expulsão pediu desculpa ao árbitro e ao adversário e perante a comunicação social referiu que o seu acto, resposta a entrada viril do adversário, não tinha desculpa e foi bem punida pelo árbitro.

Jogadores no Deserto:
Ø Alcaraz: O rapaz tem qualidade, mas continua a alternar boas exibições com péssimas. Assim, dificilmente pode aspirar a mais na carreira;
Ø Léo: dos melhores jogadores do Benfica 2005/2006; esta época ainda estava à procura da melhor forma. Num período em que os encarnados procuram estabilidade exibicional e de resultados, o brasileiro teve grande contribuição no descalabro.
Ø Paulo Mousse: ofereceu a sobremesa a Tonel. Rui Faria, após cumprir castigo, vai, certamente, recuperar o seu lugar. O brasileiro evidenciou, não só no lance referido, fraca qualidade técnica.
Ø Sérginho Baiano e Bruno: para o lado da Madeira já habitual o incumprimento dos regulamentos dos clubes. Ambos foram afastados da 4ª jornada com processo disciplinar. O brasileiro até já não faz parte do plantel, após rescisão de contrato.

Equipa da semana: Quim (Benfica); Bosingwa (Porto), Tonel (Sporting) e Lino (Académica); Katsouranis (Benfica) e João Moutinho (Sporting); Juliano Spadacio (Nacional), Anderson (Porto), e Lisandro (Porto); Postiga (Porto) e Alecsandro (Sporting)
Treinador da semana: Jesualdo Ferreira (Porto)


Sérgio Ravara

17 comentários:

Anónimo disse...

mais nenhum do porto na equipa da semana?

Anónimo disse...

Se o Sr. (ou Srª)Anónimo(a) é tão crítico então apresente sugestões. O "Olheiro da Ria" agradece! Em relação ao que o Sr. (ou Srª) Anónimo(a) não concorda refere e apresenta sugestões. O estilo do comentário à jornada é propositado, por forma a suscitar discussão, ler-se várias opiniões. Mas discussão significa referir o que não concorda e apresentar soluções. O "Olheiro da Ria" fica a aguardar as ideias do Sr (ou Srª) anónimo(a).

Anónimo disse...

eu por mim era 11 do porto...

Anónimo disse...

pois, eu se calhar até punha os dois guarda redes, o helton e o baia, depois punha mesmo lesionado o ibson e talvez ate o moraes, jovavam com 14...
ai nao pa, porra com 14 nao que é chato...

Anónimo disse...

equipa da jornada:

toda a equipa do porto

arbitro da jornada:

pinto da costa

Anónimo disse...

palhaçada assim vai o futebol em portugal

Anónimo disse...

foi uma jornada normal e penso que o porto continua a ser o principal candidato ao titulo, mas continuo com esperança no meu sporting...nos meninos..eles vão fazer a a diferença.

Anónimo disse...

esqueçamos o futebol para dar um abraço ao rui(rato dagua), pois finalmente chegou a 1dv ...parabens rapaz.

Anónimo disse...

eu nao esqueço esta pouca vergonha que para aki vai neste pais, o futebol é dominado a norte, eles que nunca mais saem do poder..

Anónimo disse...

é tens razão, isto nao anda nada bem.
aproveito para dizer que concordo com a cronica na sua globalidade com alguns aspectos que não são tão correctos quanto isso mas pronto..

Anónimo disse...

e o treinador da semana é:

jesualdo ferreira, pois claro

Anónimo disse...

porque é k esta gente não assina o k escreve?

Anónimo disse...

nao têm coragem de se dar a conhecer...
são fracos..
vamos la malta a dar nome as coisas

Anónimo disse...

eu davate mas era na cara o burro...dou o nome se quero
problemas?

Anónimo disse...

desculpa

Anónimo disse...

tou contg brunito, nao sei kem es mas n interessa..tens razao o pessoal devia identificar-se

Anónimo disse...

tou contg brunito, nao sei kem es mas n interessa..tens razao o pessoal devia identificar-se