domingo, outubro 9

O VOLUNTARIADO


Tal como no Euro 2004, eu fiz parte da equipa de Voluntariado jovem do IPJ, no jogo Portugal-Liechtenstein. No Euro 2004 fui voluntário coordenador no auxilío aos media. A experiência foi gratificante e inesquecível!Privei com muitos jornalistas de todo o Mundo, em várias linguas (por vezes por gestos), sem nunca ter tido problemas de maior, e tendo comigo uma equipa fantástica de voluntários. A organização do evento, na parte de media, quase não teve problemas. Lembro-me de um pequeno incidente com os fotografos no Rep.Checa-Holanda. Só podiam entrar 2h antes (salvo erro) do jogo começar, mas quiseram "forçar" a entrada e foram para o relvado mais cedo. Apanharam um "banho" em seguida, já que minutos depois de entrarem foram accionados os sistemas de rega.
Em termos de convivio com voluntarios, coordenadores de media, staff e jornalistas foi espectacular.
Ontem, no Portugal-Liechtenstein, voltei a ser voluntário. Valeu pelo convivio, a participação no jogo e as funções muito bem desempenhadas pelos voluntários (de uma maneira geral). Mas, em termos organizativos, nem tudo correu bem. Os cerca de 200 voluntários tinham uma sala pequena, que mal se respirava lá dentro. Ouve pessoas que tinham bilhete, mas quando chegavam ao local não tinham cadeira para se sentar. Crianças com mais de 4 anos pagavam bilhete e os ARD'S (Steward) deixaram passar sem bilhete, ocupando uma cadeira que não era deles (se acontecia alguma coisa à criança como era?). ARD'S a querer mandar em voluntários. Pessoas que não foram revistadas, etc...
Em suma, tirando obviamente estes ultimos reparos, aconselho aos jovens a participarem em projectos deste tipo porque só têem a ganhar!
Em termos do jogo, propriamente dito, Portugal ganhou 2-1, sem ter feito grande exibiçao, e carimbou o passaporte para o Mundial da Alemanha em 2006. PARABÉNS PORTUGAL!

Sem comentários: