terça-feira, outubro 18

ETERNO CONFLITO

Paulo Faria, para quem não sabe, foi um grande jogador de Andebol. Representou vários clubes, entre eles o ABC, o Sporting e Águas Santas. Foi também muitas vezes chamado à selecção. É actualmente treinador do Águas Santas que está em 1º lugar na Liga Profissional de Andebol. É do domínio público o eterno conflito entre Liga e Federação. Paulo Faria deu uma entrevista ao jornal Record onde expõe as suas criticas. Eu achei interessante transcrever parte desta entrevista, assim sendo: Paulo Faria - "Não faz qualquer sentido a existência de uma Liga e de uma Divisão de Elite. E não refiro isto apenas em termos desportivos. No aspecto de imagem e do ‘marketing’ da própria modalidade, esta confusão é perniciosa para o andebol. As pessoas interrogam-se sobre qual é a competição mais importante. Será a Liga ou a Elite, que integra dois clássicos como o Sporting e o Benfica? Esta guerra é absurda e está a minar o andebol. Teremos de avançar para a criação de uma nova prova-rainha, que congregue as 6 ou 7 melhores equipas da Liga e as 4 ou 5 mais valiosas da Elite”, alerta Paulo Faria, que cita um exemplo concreto e que é um contra-senso. “Na Divisão de Elite há jogadores, como no caso do Marítimo, que recebem 150 euros mensais. E há outros, como é o exemplo do Sporting, que auferem salários ao nível dos profissionais da Liga”, adianta. E conclui com a seguinte afirmação: "Depois da geração do Carlos Resende, que está no fim, não está a aparecer ninguém.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Partilho totalmente a opinião do meu colega e amigo Paulo Faria, pois estas guerrilhas não fazem mais do que minar autenticamente o andebol. Deixo desde já a promessa aos visitantes deste blog que, na minha rubrica "Hoje andebolo eu...", o próximo assunto que vou tratar é precisamente esta divisão na modalidade.
Para terminar e se o Paulo Faria tiver a oportunidade de ler este comentário, mando-lhe um abraço e o desejo de que esta nova etapa continue a correr pelo melhor.
Eugénio Bartolomeu.