Quando à chegada a Imola Schumacher avisou os jornalistas que a sua época ia começar este fim de semana, e que seria o tudo ou nada, dificilmente imaginaria o desfecho deste grande prémio para si, pole position e vitória na corrida, e mais dois recordes para a sua colecção. A corrida começou com um ritmo impressionante dos pilotos da frente, Schumacher, Button, Massa e Alonso com o alemão a conquistar volta após volta “tempos canhão”, mas cedo se notou que esta corrida se centraria no duelo Alonso-Schumacher .Com a primeira paragem e beneficiando da escolha de um mau jogo de pneus por parte de Schumacher, Alonso foi se aproximando do alemão tendo recuperado 13 segundos de desvantagem. Com a segunda paragem Schumacher beneficiou de ter sido o 2º a parar e manteve a 1ª posição, até à 59ª volta o espanhol pressionou efusivamente o alemão, que com a sua a vasta experiência manteve a 1ª posição até ao final.
Destaques:
Michael Schumacher – fim-de-semana memorável para o alemão. Bateu o último grande record, o de pole positions, até sábado detido durante 12 anos pelo malogrado Ayrton Senna, Schumacher atingiu a incrível marca de 66 pole positions. A primeira vitória da época foi a sua 85ª do seu impressionante currículo.
Fernando Alonso – Realizou uma grande corrida pressionando Schumacher até três voltas do fim. Vai no seu 10º pódio consecutivo, e mantém incólume a liderança no mundial de pilotos. Apesar das suas grandes qualidades como piloto, o espanhol demonstrou, durante esta semana, a sua fraca personalidade e falta de humildade ao afirmar que não estava à espera que Renault o ajudasse agora, visto que no passado nunca o ajudou.
Button- excelente primeira parte de corrida do britânico apenas traído por um erro gravíssimo do chefe de equipa de pit stop aquando da sua 1ª paragem.
Yuji Yde- incrível como a FIA não retira a super licença a este japonês kamikaze, em Imola bastaram 25 segundos para abalroar inexplicavelmente o holandês Christijan Albers.
Ferrari - a correr em casa, a escuderia italiana voltou a vencer um GP ( não vencia desde o GP dos EUA do ano passado). Beneficiou e muito de Imola ser a “pista da equipa”, possuía melhores informações sobre o novo traçado do autódromo, informações essas que as soube trabalhar com a Bridgestone para um melhor acerto do carro. Se esteve bem a gerir a corrida de Schumacher, esteve bastante mal nos timings escolhidos para as paragens de Massa, pondo em causa uma melhor classificação do brasileiro, que segundo Jean Todt, tem estado muito aquém das expectativas. Destacar a estreia vitoriosa de uma nova suspensão traseira, com maior tracção e menor desgaste dos pneus.
Ayrton Senna – foi nesta mesma pista que em Maio de 1994, o astro brasileiro faleceu. Este GP ficará eternamente ligado à tragédia que vitimou o mais carismático piloto de F1 de todos os tempos.
Tiago Monteiro – Fez a sua melhor classificação do ano, apesar de corresponder à 19ª posição, conseguiu ficar à frente do seu colega de equipa Christijan Albers. Na corrida teve um arranque mau tal como o seu colega, no entanto acabou a corrida em 16º lugar, último da classificação. Os contínuos problemas mecânicos da Midland, este fim de semana foi a caixa de velocidades, não são nada auspiciosos, e a distância que a separa das equipas do meio da tabela é cada vez maior, pelo contrário a distância da Super Aguri é cada vez menor.
Juan Pablo Montoya – Apesar de uma qualificação decepcionante, 7º posto, o colombiano fez uma corrida exemplar com uma regularidade impressionante, contrastando com sua habitual postura de corrida.
Classificação:
1º Michael Schumacher-Ferrari
2º Fernando Alonso-Renault
3º Juan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes
4º Felipe Massa-Ferrari
5º Kimi Räikkönen-McLaren-Mercedes
6º Mark Webber-Williams-Cosworth
7º Jenson Button-Honda
8º Giancarlo Fisichella-Renault
9º Ralf Schumacher-Toyota
10º Rubens Barrichello-Honda
16º Tiago Monteiro-MF1-Toyota
Mundial de Pilotos:
1º Fernando Alonso-Renault 36p
2º Michael Schumacher-Ferrari 21p
3º Kimi RäikkönenMcLaren-Mercedes 18p
4ºs Giancarlo Fisichella-Renault 15p
Juan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes 15pp
6º Jenson Button-Honda 13p
7º Felipe Massa-Ferrari 9p
8º Ralf Schumacher-Toyota 7p
9º Mark Webber-Williams-Cosworth 6p
10ºs Nick Heidfeld-Sauber-BMW 5p
Jacques Villeneuve-Sauber-BMW 5p
12ºs Rubens Barrichello-Honda 2p
Nico Rosberg-Williams-Cosworth 2p
14ºs David Coulthard-RBR-Ferrari 1p
Christian Klien-RBR-Ferrari 1p
Mundial de Construtores:
1º Renault 51p
2º McLaren-Mercedes 33p
3º Ferrari 30p
4º Honda 15p
5º Sauber-BMW 10p
6º Williams-Cosworth 8p
7º Toyota 7p
8º RBR-Ferrari 2p
Fábio Pitarma Matos
domingo, abril 23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
parabéns, pois não sabia q o Olheiro da Ria tambem tinha um espço dedicado à F1 e principalmete ao desporto automóvel.
parabens pelo comentario, eu tb nao sabia que iria haver cronica de F1.
So tenho a comentar que o meu piloto preferido, KIMI, deve andar a brincar com isto. Neste andamento nao vai ser campeao tao cedo.
Abraço
Enviar um comentário