quarta-feira, abril 19

OVARENSE

Luís Norton de Matos, ex-treinador do Vitória de Setúbal, é agora colunista do jornal “Record”. No seu apontamento semanal, falou sobre a Ovarense. Achei interessante as sua observações, ele que já passou por uma situação semelhante no Setúbal, e decidi transcrevê-las aqui no blog.
Falta de comparência da Ovarense em Moreira de Cónegos! Culpa dos jogadores? Nem por sombras. Com vários meses de salários em atraso, situação que se arrasta desde o início da época, os poucos jogadores que ainda se mantêm no clube não quiseram ser ainda mais enxovalhados. Já conhecedores do seu destino, descida de divisão, eles recusaram-se a ser os bobos da festa e apresentarem-se sem guarda-redes. Claro que esta tomada de posição dá origem a várias suspeições, mas, no meu entender, jogadores e equipa técnica não podem servir de bodes expiatórios. Nem para branquear a gravíssima actuação dos responsáveis pelo clube. Se a Ovarense desistir do campeonato é certo que a classificação vai ficar desvirtuada. Mas na actual situação, quase sem jogadores e os que restam a viverem uma situação dramática, não será já uma grande mentira?
Este é mais um momento negro do nosso futebol! Há questões que têm que ser colocadas a quem de direito: porque razão a Ovarense, tal como outros clubes em situações semelhantes, pôde inscrever novos jogadores em Dezembro? Porque é que clubes que não dão garantias de poderem ser cumprir as suas obrigações, continuam a poder inscrever-se nas competições profissionais? Será que na próxima época os clubes que têm dividas com jogadores e treinadores vão poder continuar inscrever novos profissionais, alimentando esta mentira, como se nada fosse?"

3 comentários:

Anónimo disse...

A actual situação do futebol português leva a questionar: "Onde vai parar o nosso futebol?".
Noutros países, como por exemplo a Suíça (onde frequentemente ocorre; em Itália e Espanha também já se viu, mas não com esta intensidade), muitas equipas forma imediatamente despromovidas. Não concordo com a existência de salários em atraso, em nenhuma actividade. Quem trabalha gosta de receber o que tem direito. Contudo, deveria existir uma lei que fizesse descer os clubes a escalões inferiores quando atingissem determinado patamar de dívidas. Em Portugal tentou-se resolver os problemas financeiros com o aparecimento das SAD. Mas isso não resolve, porque as SAD por si só não são solução, dado que os seus dirigentes são os mesmo que estavam antes nos clubes...muitas vezes acumulam os cargos...logo, os vícios mantêm-se!!!Concordo com o treinador Norton de Matos quando diz que os jogadores e técnicos não têm culpa. Os jogadores continuam a exercer a sua profissão, porque por um lado também lhes convém. Desse modo, estão em actividade e podem dar nas vistas e conseguir colocação noutro clube. Penso que no futuro os jogadores e treinadores também podem colaborar exigindo remunerações não tão elevadas. Mas em primeiro há que resolver todo o problema actual e efectuar-se estudos de identificação de novas receitas para os clubes/SAD.

Anónimo disse...

O acontece a qualquer cidadão que não pague o que lhe compete? arrisca-se a ficar sem carro, casa, enfim...
porque razão podem os clubes acumular dividas da maneira que se tem visto?
a melhor solução é a apresentada pela NBA.Tectos salariais e garantias financeiras de inicio de época.Isto salvaguarda os jogadores e seus interesses..

Anónimo disse...

Li hoje "o Aveiro" e o presidente do Beira Mar diz que já gastou 6 milhões de euros para subir de divisão. Isto é uma loucura e nem os 800mil euros da camara tapam o buraco. Isto é o suicidio de dirigentes e o assassinio do clube, mas o mais grave é que todos estão na primeira fila a bater palmas inclusivamente o presidente da assembleia geral e do conselho fiscal. Ou muito me engano ou somos o Ovarense da proxima epoca.
Fernando