quinta-feira, abril 27

LIGA PROFISSIONAL DE BASQUETEBOL

PLAY-OFF AO RUBRO!!

Ginásio elimina surpreendentemente o Porto por 62-60, e Ovarense vence CAB por 66-64. Dois grandes jogos dos quartos-de-final do Play-off, onde dominaram o equilíbrio e a incerteza até aos minutos finais. O Play-off deste ano vem provar que o basquetebol português está cada vez mais competitivo e onde não há vencedores antecipados. Ovarense, Queluz, Benfica ou Ginásio, quem será o novo Campeão Nacional?

Em casa, a Ovarense carimbou na passada segunda-feira a passagem às meias-finais do Play-off, ao vencer o quinto jogo, frente ao CAB por 66-64.
Num jogo de grande emoção e equilíbrio, só ficou decidido perto do final, com o inevitável Ben Reed (14pts) a sentenciar o encontro e a eliminatória através da conversão de um cesto “em cima” do apito final.
Apesar da boa exibição da equipa insular, e em especial de Filipe da Silva (18pts) e Levi Rost (15pts), revelou-se insuficiente para o CAB avançar para as meias-finais.
Depois de ter perdido os dois primeiros jogos da eliminatória em Ovar, o CAB conseguiu em casa, empatar a eliminatória, conseguindo adiar, com grande mérito, a decisão para a “negra”, onde se bateu com grande categoria, o que valoriza ainda mais a passagem da Ovarense às meias-finais.
A Ovarense, vencedor da fase regular, vai defrontar o actual campeão nacional, Queluz, no que se espera ser uma grande meia-final, muito equilibrada e inesperada. O primeiro jogo realiza-se hoje, dia 27, pelas 21h em Ovar.
Já o Ginásio foi o grande protagonista dos quartos-de-final do play-off, ao eliminar surpreendentemente o vencedor da Taça de Portugal, o Porto.
Em Matosinhos, o Porto provou o seu favoritismo vencendo os dois jogos, e quando muitos pensavam que a eliminatória estava resolvida, eis que o Ginásio, com muito mérito vence os dois jogos na Figueira da Foz, e obriga assim a realização da “negra”.
Num jogo que começou por ser pouco interessante, já que as equipas mostravam pouco acerto ofensivo. O jogo desenrolou-se com constantes alternâncias na liderança do marcador, adiando para os minutos finais a decisão do vencedor do encontro. Chegada a hora das decisões, destaca-se Jorge Sing (7pts) por ter convertido o lançamento que permitiu ao Ginásio vencer o Porto por 60-62. De destacar ainda, a grande exibição de Nick Neumann (21pts), não só neste jogo mas durante toda a eliminatória, liderando o Ginásio rumo às meias-finais.
O Ginásio vai agora defrontar o Benfica, numa meia-final que se espera muito emotiva, e que se começa a disputar no dia 28/04 pelas 21 horas.

João Almeida

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande surpresa a derrota do Porto com o Ginásio. Agora com este panorama aposto no SLB para arrecadar o titulo, no entanto a Ovarense continua forte como é hábito e o Queluz com um Leroy e Chico em forma pode provocar muitos estragos. O Ginásio penso que é a equipa mais acessivel destas 4.
Boa crónica.

ULTRAS BEIRA-MAR 1922

Anónimo disse...

Já agora... que saudades do Esgueira e principalmente do Illiabum na Liga TMN ...
E dos tempos em que o pavilhão do Alboi se enchia depois do futebol para as gentes do Beira-Mar acompanharem o Basquetbol. Eram outros tempos...

Ultras Beira-Mar 1922

Anónimo disse...

...outros tempos que eram bons tempos! Onde também o Beira-Mar Basket tinha grandes equipas no escalão sénior masculino. Quem sabe se não estará de volta um dia... Boa crónica João.

Anónimo disse...

Excelente comentário!! Principalmente quando te referiste ao Beira-Mar!
Acho que o teu sentimento é partilhado por muitas pessoas! E acho que vai dar origem a mais comentários, de pessoas que partilham da tua opinião!
Dou-te os meus parabéns e desde já agradeço a participação, de alguém como tu, um participante muito assíduo!
Abraço

Anónimo disse...

Primeiro vou deixar um abraço de apreço ao Almeidinha, que continua muito bem nas suas crónias basquetebolisticas; em segundo não posso deixar de dizer que é com apreço também que vejo que se fala aqui também do Beira-Mar Basket.Também ouvi dizer que "equipa" já há... Vamos a ver.
JF#4

Anónimo disse...

João é verdade, e o mais assustador é que o presidente actual do clube do Beira-Mar fala de uma maneira que me assuta muito em relação às modalidades amadoras do clube. (Actualmente as unicas com séniores é o boxe e o futsal)
O desporto actual é todo virado para o negócio! Culpa de todos... dirigentes, comunicação social, adeptos etc..., viu-se ainda agora na Liga de Honra pouca importancia que toda a comunicação social (tirando a local) deu ao campeonato. É triste... e por isso se vai acabando clubes com um historial enorme do fut portugues como o Salgueiras, Farense... e muitos mais por aí virão.

Um abraço

U B-M 1922