terça-feira, abril 18

LIGA BETANDWIN -- 31ª JORNADA

O F.C. Porto caminha a passos largos para o título nacional – vitória 1-0 sobre a U. Leiria. No jogo de rescaldo da vitória de Alvalade a equipa portista voltou ao 3x3x4 (sem Quaresma). Contudo, uma primeira parte descolorida levou a alterações na equipa e na estrutura. Com Jorginho encostado à esquerda, o Porto viu-se coxo desse flanco, uma vez que M. Cech não compensou em termos ofensivos as deambulações do brasileiro para o centro do terreno, sendo substituído ao intervalo. A U. Leiria jogou sem complexos mas sem criar perigo. Apenas realce para o desentendimento entre Paulo Gomes e Harison, em que o primeiro deu uma bofetada no segundo (haverá sumaríssimo?!?). Porém, ao terminar o 1º tempo Adriano fez o único golo do jogo (5º no campeonato, ao que se deve acrescentar 3 assistências). Na 2ª parte, o Porto apresentou-se em 3x4x3, com Benny M. encostado à ala direita e Alan no flanco esquerdo; Jorginho passou a jogar livre e a qualidade do futebol azul e branco, apenas evidenciada na 1ª parte em termos defensivos, melhorou até à expulsão de Lucho González. Destaque, ainda, para a boa exibição de Raul Meireles.
O Sporting só compareceu na Reboleira nos segundos 45 minutos, muito pouco para as ainda ambições leoninas. A equipa de Alvalade só criou oportunidades de golo no 2º tempo. As alterações apresentadas por Paulo Bento não surtiram os efeitos esperados por este. Sá após a entrada de Carlos Martins a equipa leonina passou a apresentar um futebol fiel aos seus interesses. O resultado foi justo e o Estrela da Amadora está prestes a garantir a manutenção no principal escalão nacional.
O Benfica, no Bessa, aproximou-se do 2º lugar. O jogo ficou marcado pelo regresso de Moreira aos convocados e pode, talvez, perspectivar-se o regresso à titularidade na próxima jornada. Uma primeira parte atribulada (2 substituições por lesão: Léo e William), numa etapa equilibrada, com duas oportunidades para a equipa da casa por intermédio de Paulo Jorge e João Pinto; o Benfica apenas dispôs de uma oportunidade de golo. No 2º tempo Koeman trocou Karagounis, muito individualista e conflituoso, por Geovanni. O Benfica melhorou e marcou cedo, num autogolo de Tiago, após livre de Simão. Miccoli esteve mais interventivo, bem como Manduca e Simão. Mantorras fez o 0-2, mas já antes o Benfica podia ter ampliado a vantagem. O Boavista irá travar uma luta renhida com o Nacional até ao final do campeonato pela última vaga uefeira. Mas para conseguir tal objectivo, certamente, terá de melhorar a qualidade do seu futebol e apresentar mais profundidade no seu futebol ofensivo.
No derby madeirense (ou seria mais correcto dizer sul-americano, com acentuada presença de jogadores brasileiros – alguns deles de qualidade duvidosa, como Valnei, central do Marítimo) a equipa da casa teve a sorte do jogo. Um jogo de qualidade bem razoável, com oportunidades repartidas na 1ª parte, 2 para cada lado, protagonizadas pelos respectivos pontas-de-lança: Zé Carlos (Marítimo) e André Pinto (Nacional). A etapa complementar abriu com um belo golo de Olberdam e, posteriormente, seguiu-se a resposta do Nacional com algumas oportunidades de golo não aproveitadas. O Marítimo em contra-ataque espreitava ampliar a vantagem, mas só o conseguiu nos últimos minutos por Marcinho (o melhor em campo). O Nacional apesar de se ter apresentado tranquilo não teve a sorte do jogo. A presença na UEFA em 2006/07 decide-se nos próximos dois desafios com Benfica e Boavista, ambos em casa. Por sua vez, o Marítimo quase garantiu a manutenção no escalão maior do futebol português.
Na luta pela manutenção, o Belenenses deu mais um passo em frente ao bater com toda a justiça o Vitória do Sado, mais preocupada em preparar a final da Taça de Portugal, na qual marca presença pela segunda vez consecutiva. Meyong foi a figura do encontro ao fazer um hat-trick, passando a liderar a lista de melhores marcadores da competição (17 golos). Sublinhe-se a curiosidade de dois dos três golos apontados pelo camaronês terem sido de grande penalidade a castigarem duas faltas do lateral direito Janício (uma mão e um derrube sobre Silas). O Belenenses foi uma equipa mais sólida relativamente ao jogo apresentado na Choupana, na jornada anterior, facto que se deveu sobretudo à presença de Sandro (castigado na jornada anterior). O Setúbal efectuou mais um “jogo-treino”, ideia reforçada pelas decisões tomadas pelo técnico Hélio.
A Académica com inúmeras ausências – a última marcada por processo disciplinar a Luciano (rescindiu contrato esta 2ª feira), apanhado à saída da discoteca às 7h no início da semana – começou da pior forma sofrendo o
golo do Rio-Ave (Gaúcho), mas uniu forças para dar a volta por cima e golear a formação de Vila do Conde, por 1-4, com um bis de Gélson.
Também o Gil Vicente foi cantar de galo até à Figueira da Foz batendo inaplavelmente a Naval também por 1-4, com Nandinho a bisar.
No mesmo sentido, o Guimarães ganhou tranquilamente, por 3-1, ao despromovido Penafiel.
Por sua vez, o Paços de Ferreira deslocou-se a Braga na tentativa de angariar mais uns pontinhos na luta pela manutenção. Para o efeito, apresentou-se no seu esquema normal com 3 setas apontadas à baliza de Paulo Santos. Uma delas, Didi, inaugurou o marcador ainda no primeiro quarto de hora num belíssimo golo. O Braga em 4x4x2 (desdubrando-se em 4x3x3 quando atacava) teve algumas boas oportunidades: João Tomás, Wender e Vandinho podiam ter marcado para os locais. A 2ª parte começou com mais uma oportunidade de Didi e, seguidamente, num lance muito caricato, Júnior ampliou para 0-2. O Braga apostou tudo e apresentou uma postura à antiga, com muitos médios e avançados e quase sem defesas, criando algumas oportunidades, mas abrindo espaços para os ataques pacenses. Delibasic reduziu, mas logo de seguida Didi fez 1-3. De penalty João Tomás fez o 2-3. Um resultado que premeia a postura da equipa da capital do móvel que nunca “colocou” nenhum autocarro em campo.


Sérgio Ravara

9 comentários:

Anónimo disse...

cuidad com o tamanho do texto

Sérgio Loureiro disse...

Impecável a análise. Elogio o autor que faz deste blogue uma referência obrigatória.

Anónimo disse...

Aproveito para saudar um grande amigo, que vem trazer uma mais valia a este blog. Além de ser um entendido na matéria, é uma pessoa bastante atenta ao futebol, quer a nivel nacional como internacional.~Digo isto pois tive o privilégio de o acompanhar em muitos jogos, via SPORTtV, em especial os do FCPorto. Grande Abraço...Bomboka

Anónimo disse...

Penso que esta jornada, foi importante para confirmar o que todos os portistas esperavam. O Porto vai ser mesmo campeão. Penso que é justo, pois foi a equipa mais regular ao longo do campeonato.Quanto ao Sporting, gostava que ficasse com o 2 lugar, em especial pelo mentor deste blog, contudo mais uma vez o sporting tropeça na fase decisiva do campeonato, de resto à semelhança do que aconteceu na época transacta.O Benfica corre atrás do prejuizo e tenta aproveitar os tropeções do Sporting...Agora e porque o coração me obriga, só posso escrever, FORÇA PORTO...Bomboka

Anónimo disse...

Penso k a análise da jornada foi mt bem feita. Gostava k o Bomboka tivesse o mesmo poder de imparcialidade Força SLB!

Anónimo disse...

Parabens pelo Texto. Ta tudo dito, so me resta acrescentar, FORÇA SPORTING.

Anónimo disse...

Caro Miguel, sou tão parcial como tu...agora entendo que possa haver uma certa azia, pois este ano o teu slb tem mais pontos que o ano passado e para já esta em 2º. o que prova que o ano passado não foi o slb que teve bem, os outros é que estiveram bem mal...Mas pronto podes vir sempre comigo ao dragão um dia destes... Abraço Bomboka

Anónimo disse...

e se o porto for empatar ao penafiel?e o sporting ganhar a naval? andavam com o rabinho entre as pernas até ao fim esses mijões desses tripeiros...

Anónimo disse...

se isso acontecer o porto fica mais perto do titulo...a 1 ponto. as contas são fáceis de fazer.bomboka