domingo, janeiro 15

LIDERANÇA CONFIRMADA

O Beira-mar venceu o Santa Clara por 2-1 e, beneficiou do empate do Olhanense frente ao Feirense (2-2), para confirmar a liderança, cada vez mais consolidada. Previa-se uma boa "casa", mas o S.Pedro não ajudou, registando-se à hora do jogo (11h), muito frio e muita chuva. Mesmo assim, os beiramarenses compareceram em bom número (3667 espectadores) no Estádio Municipal Mário Duarte.
Aos 20 m da 1ª parte foi evidente a razão da contratação de Jorge Leitão ao Walsall de Inglaterra. Com efeito o ponta-de-lança abriu o caminho para a vitória merecida do Beira-Mar. Jorge Leitão deixou o primeiro aviso aos 9 minutos num cabeceamento a obrigar o guarda-redes Nuno Santos a uma espectacular defesa. O golo do ponta-de-lança beiramarense surgiu aos 20 minutos, também num cabeceamento, após marcação de pontapé-de-canto por Zé Roberto. Até ao primeiro golo o Beira-Mar foi dominador, colocando o Santa Clara remetido ao seu meio terreno. Foi após o golo de Jorge Leitão que a equipa açoreana esboçou alguma réplica. O Beira-Mar podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais confortável se Jorge Leitão tivesse finalizado uma grande jogada de Rui Lima, que o deixou isolado, falhando o remate com a baliza completamente à mercê.
No intervalo do jogo, foi apresentado o novo autocarro do Beira-Mar, o São Gonçalinho, com a presença dos mordomos da festa que dá nome ao mesmo. Também foram cantados os parabéns ao Beira-Mar pelo seu 84º aniversário.

Na segunda parte, o Santa Clara fez duas alterações e tentou chegar ao empate. Aos 51 minutos, Peixinho disputou a bola dentro da área contrária com o guarda-redes Srnicek. Do contacto o árbitro Paulo Pereira considerou ter existido grande penalidade, com derrube de Peixinho. Para mim foi um penalty muito forçado, com muita "ratice" do jogador açoreano. Chamado à conversão Quim Berto repôs a igualdade no marcador. Com o empate, o Santa Clara voltou à toada morna que já tinha denotado. Essa postura levou o treinador do Beira-Mar, Augusto Inácio, a operar troca de pontas-de-lança, fazendo sair Jorge Leitão para a entrada de Miran, aos 61 minutos. Esta alteração deu fruto 2 minutos volvidos, com Miran a libertar-se de três adversários e a rematar forte e colocado a cerca de 25 metros da baliza à guarda de Nuno Santos. Um grande golo. Augusto Inácio fez entrar, então, Catchana para acções de contra-ataque que por duas vezes quase resultavam, pecando o jogador por alguma falta de maturidade na hora de rematar. O resultado aceita-se por ter sido o Beira-Mar a equipa mais esclarecida e que mais procurou a vitória.
Na minha opinião, o árbitro Paulo Pereira esteve mal, sobretudo na 2ª parte, prejudicando o Beira-Mar.
Onze Inicial: Srnicek, Ricardo, Jorge Silva, Alcaráz e Tininho; Diakité, Luís Vouzela, João Pedro (Torrão, 67m); Rui Lima, Zé Roberto (Catchana, 81m) e Jorge Leitão (Miran, 61m).
CLASSIFICAÇÃO APÓS A 18ª JORNADA: 1º BEIRA-MAR 37, 2º OLHANENSE 34p, 3º PORTIMONENSE 33p, 4º DESP. AVES 33p, 5º LEIXÕES 32p, 6º SP. COVILHÃ 28p, 7º GONDOMAR 27p, 8º ESTORIL 25p, 9º VARZIM 24p, 10º MAIA 21p, 11º VIZELA 21p, 12º SANTA CLARA 20p, 13º FEIRENSE 19p, 14º MARCO 19p, 15º MOREIRENSE 18p, 16º DESP. CHAVES 18p, 17º OVARENSE 13p e 18º BARREIRENSE 13p.


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro olheiro da ria eu estava mesmo por tras da baliza do beira mar quando se deu o penalti e lamento informar mas o Pavel Srnicek fez mesmo falta pois nao tocou na bola e atropelou o jogador acoreano.
Quanto ao segundo golo do beira mar, devo dizer que foi um grande golo, no entando, os pés que o marcaram tinham um futuro bem maior a pisar vinho do que a jogar futebol...