sexta-feira, março 16

HOJE ANDEBOLO EU

HOJE ANDEBOLO EU…

Abro hoje uma excepção aos comentários que ciclicamente realizo neste local, para falar do clube que represento, da equipa que dirijo e de mim próprio. Pois nunca o fiz, e dificilmente voltarei a fazer, tendo obviamente solicitado ao gestor deste blog autorização para o realizar.

Carta aberta aos detractores:

Infelizmente vivemos numa sociedade em que o ataque camuflado se utiliza da coragem de muitos em Abril de 74 e, aproveitando-se da liberdade instituída, a qual se torna cada vez mais globalizante, se ataca de forma vil e degradante.
Como sou pessoa bem formada, com princípios que me regem como profissional e como homem, nunca realizo qualquer tipo de comentário ou desenvolvimento de raciocínio sem me identificar. Tenho HONRA no meu nome!
Para mais tenho um cérebro pensante e não tenho problema nenhum em demonstrar e discutir ideias, pois só os acéfalos, mesquinhos e com algum tipo de recalcamento se escondem no anonimato. Já não há HOMENS como os de Abril, pensarão pessoas que viveram a revolução, como por exemplo o meu pai, o qual se indigna da utilização que os oportunistas fazem da liberdade que ele muito lutou por ter.
Também não é hábito meu discutir ou emitir opiniões daquilo que não tenho grandes conhecimentos ou não tenho formação para tal. Por esse motivo, em primeiro lugar sinto-me capaz de expor diversos raciocínios sobre Educação, pois essa é a minha profissão, em segundo lugar gosto de trocar impressões sobre desporto e em especial sobre andebol, pois tenho formação para tal. Quanto a outras modalidades desportivas, gosto, mas sou apenas um curioso, tenho opiniões, mas tenho que reconhecer que quem tem habilitação para desenvolver essas modalidades está, esse sim, em condições de desenvolver raciocínios dignos de serem analisados.
É frequentíssimo na televisão e na rádio, principalmente o futebol ser alvo de grandes debates semanais por pessoas que nem sempre aparentem ser muito “expertes” na matéria que dissertam, contudo dão a cara!
Para aqueles que com muita insistência referem que sou muito novo para assumir uma equipa a disputar o Campeonato Nacional e não tenho bagagem suficiente, apenas diria que em trinta e dois anos de vida, vinte (20!) deles foram consecutivamente ligados ao andebol, representando Beira-Mar, o S. Bernardo e Alavarium. Apenas como técnico já se contam 9 épocas, com campeonatos regionais ganhos (na formação) e subidas de divisão (seniores), quer como treinador adjunto, quer como treinador principal.
Após esta introdução, e em jeito de graça, informo que os treinadores da equipa sénior do Alavarium estão prestes a terminar um livro da sua autoria, com o título “Metodologia de Treino, em Andebol, para quatro atletas”, tendo já sido contactado o Mourinho para fazer o prefácio. Pois no último mês a equipa tinha DOZE atletas lesionados, alguns deles fazendo um esforço tremendo de durante a semana serem alvo de tratamento e ao fim-de-semana jogarem cheios de dores e bastante debilitados. Foram assim os últimos jogos.
Como é óbvio, os pseudo arautos do planeamento e metodologia de treino dizem logo: a culpa é do treinador, inexperiente, que não soube trabalhar! Pois é, mas não existe nenhuma lesão ao nível muscular, todas elas são traumáticas, houve já 2 atletas a serem infiltrados, 2 atletas a serem operados e por aí fora…
Como é lógico nem tudo correu como um mar de rosas, como é lógico houve problemas, como acontecem em todos os clubes, contudo pergunto se retirassem 12 atletas (obrigando alguns a apenas jogar, sem treinar, completamente lesionados) a qualquer das quatro equipas que lutou pela qualificação dos play-off no Campeonato Nacional, ou a qualquer uma das, também quatro, que actualmente lutam pela mesma qualificação na Liga, como seria? Quando no futebol (o qual sou apenas espectador e não partilho opiniões) ouço que o Futebol Clube do Porto perdeu dois jogos consecutivos para o campeonato porque não tinha o Quaresma, ou seja, um em vinte e tal, o que posso pensar? Evidentemente acarinhar aqueles que comigo trabalham já há mais de 140 sessões de treino, tentar resguardá-los de comentários desferidos por encapuzados que assaltam impunemente locais que deveriam ser de discussão construtiva e sã (fórum “setemetros”).
Volto a afirmar que uma das coisas mais bonitas que eu conheço é a liberdade, todos podemos falar, mas há HOMENS e há rastejantes acéfalos, muitas vezes invejosos pela sua constante incompetência e incapacidade apenas lhes proporcionar fazerem ou estarem a ocupar algum cargo que quase poderia ser ocupado por seres unicelulares, de tão comezinha ser a sua complexidade.
Apesar de tudo isto, as pessoas que são criticadas por vultos sem rosto, têm família, profissão e dedicam muitas horas da sua vida a uma actividade paralela que lhe devia dar prazer e que só lhe trás angustias, assim como o nome e acções constantemente em praça pública.
Esclareço ainda que o grande objectivo do Alavarium para este ano é, e sempre foi, a manutenção! Como é evidente, esta ficaria de imediato garantida se alcançássemos os play-off, para que não nos tivéssemos que sujeitar à incerteza do grupo B. Nunca os 8 primeiros foram a grande meta do Alavarium 2006/07, volto a referir que esse era apenas um objectivo que automaticamente nos colocaria a salvo de imediato. Pelo que o Alavarium ainda se encontra na difícil luta pelo seu grande objectivo da época: a manutenção.
É evidente que as pessoas que opinam sobre o percurso do Alavarium devem estar por dentro dos pormenores de outras equipas, mas pouco por dentro do próprio Alavarium. Uma vez que tanto criticaram o que aconteceu no S. Bernardo-Sporting ao nível da arbitragem, e que eu acredito perfeitamente que tenha acontecido, saibam que essa dupla de árbitros foi aquela que dirigiu o último Ac. Viseu-Alavarium, jogo esse que motivou uma exposição por parte do Alavarium à Federação de Andebol de Portugal, mas como não sabem, lá a culpa é sempre do treinador inexperiente. Mais, sabem que o jogo Avanca-Alavarium deste fim-de-semana vai ser apitado exactamente pela mesma dupla que apitou o Alavarium em Fafe no fim-de-semana passado? É normal a mesma dupla apitar duas vezes seguidas o mesmo clube? Talvez tenha sido distracção da Federação… Contudo isto nem interessa saber…
Já agora, um plantel não se faz de nomes e não são os nomes que colocam uma equipa nos “x” primeiros lugares de um campeonato, pois este é revestido de inúmeros artefactos, os quais têm que ser geridos, torneados, trabalhados e ultrapassados. Não fosse isso e em futebol o Beira-Mar estaria com Mário Jardel no comando dos melhores marcadores do campeonato.
Pergunto, então por que razão quando outras equipas perdem a culpa é de terem dois ou três atletas lesionados, de terem sido prejudicados pelo árbitro, de tudo e mais umas botas e o Alavarium sempre que ganha, até aí é crucificado? Porquê? Porque é que os seus atletas têm que jogar sempre no máximo do seu brilhantismo? Porque é que o Alavarium não pode dar possibilidade a dois técnicos jovens de serem responsáveis por uma equipa sénior no Campeonato Nacional? Também eles não poderão errar? Terão eles a obrigação de fazer melhor trabalho que pessoas muito mais experientes? É preferível ir buscar treinadores estrangeiros de qualidade duvidosa? Veja-se o S. Bernardo que actualmente está impecavelmente orientado, mas que também errou numa contratação de um técnico Espanhol, logo fará assim tão mal o Alavarium e o Avanca terem apostado nos treinadores mais jovens do seu campeonato?
Agora, volto a afirmar, a minha vida familiar e profissional não está ligada ao andebol e realmente sinto-me a mais, sinto que estou a ocupar uma posição que incomoda muita gente, pelo que a minha continuidade na modalidade está seriamente a ser equacionada em família e individualmente por mim (note-se que isto que torno público é do perfeito conhecimento da direcção do clube que represento). Estou farto! Chega!
E não quero aqui aflorar outros factores e outras correntes, desde jornalísticas a técnicas, que muito contribuem para que as marés nem sempre fluam como os marinheiros planeiam. Mas, este ano trouxe-me “estórias” que hei-de guardar no cofre da minha memória e nunca as irei de lá desenterrar em público, pois a idoneidade e a honestidade não servem para se aparentar, servem para serem um fio condutor de dignidade.
Talvez infelizmente, sou daqueles que gostava que os clubes da sua terra estivessem nas melhores divisões, por isso, ao contrário de muitos, estou a torcer para que o S. Bernardo alcance o play-off e que Alavarium e Avanca continuem no Campeonato Nacional. A nossa região e os nossos jovens necessitam que tal aconteça.
Não termino sem fazer um convite para aquele ou aqueles que semanalmente analisam o desempenho da equipa, tenham dignidade e venham ao Pavilhão Alavarium para se reunirem com os técnicos da equipa sénior do clube, onde poderá ser apresentada toda a planificação e metodologia desenvolvida até aqui. Estamos no pavilhão de segunda a sexta entre as 20h30m às 22h 30m. Para muitos pode parecer um devaneio este convite, mas volto a sublinhar, estou farto!
Apenas voltarei a escrever acerca deste assunto uma única vez, será na próxima sexta-feira, 23 de Março, para vos dizer quem mostrou a dignidade de dar a cara e de facto ser esclarecido e os seus nomes, ou se pelo contrário, não apareceu ninguém.

Um abraço a todos, Eugénio Bartolomeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este homem é um senhor!!!Quem escreve assim não é inexperiente!Continua com o bom trabalho e não abandones o clube e a modalidade, deste o melhor de ti mesmo!Quem tá de fora julga ,porque não tá dentro do dia-a-dia,para perceber o que se passa com os jogadores e com a realidade do clube!É do conhecimento de toda à gente que o ALavarium tem as suas limitações!Força Eugénio!Não te deixes derrubar por pessoal que só quer mal a modalidade e ao Alavarium Andebol Clube de Aveiro!
Um abraço!Saudações Desportivas