terça-feira, abril 24

DESALENTO


Desalento é um dos sentimentos que eu sinto neste momento. Depois de tanta ansiedade pelo jogo, de tanta gente no EMA para apoiar o Beira-Mar, de dois bons resultados, de estar acima da linha de água, vem este balde de água fria: derrota em casa perante a Académica.
Abordando o jogo propriamente dito, reconheço que a briosa tem melhor equipa e, sobretudo, melhor treinador. Manuel Machado estudou bem o Beira-Mar, jogou no erro do adversário e arriscou quando devia.
Ficou demonstrado que Paco Soler é inexperiente, não tem pulso, não tem timing para as substituições e fica muito na expectativa. O Beira-Mar, de um modo geral, jogou bem, criou perigo, mas foi insuficiente para ganhar. Os cruzamentos nem sempre tiveram a melhor direcção, o ataque foi perdolário, o meio campo perdeu muitas bolas, mas ainda assim os jogadores tiveram uma boa atitude e tentaram chegar à vitória.
Para mim, Rui Lima foi o melhor do Beira-Mar. Diakité, Edgar e Ratinho não tiveram a preponderância de outros jogos.
O capitão do Beira-Mar, Antolin Alcaráz, que considero um jogador fundamental na defesa auri-negra, teve uma falha de marcação e a Académica marcou. Obviamente não vou crucificá-lo por este erro, mas não tenho visto com bons olhos o facto do actual capitão do Beira-Mar, de semana a semana, vincar que se vai embora. Acho que Alcaráz escolheu o pior timing possível para falar em abandonar o clube, sobretudo pela posição que ocupa no plantel. Com todo o respeito por Alcaráz, acho que Rui Lima tinha mais perfil para ser o capitão. Esta é apenas a minha opinião de treinador de bancada.
Na Académica, gostaria de destacar o miudo Sarmento, produto das escolas do Taboeira. Grande jogo de nível de exigência alto. Apanhou pela frente Rui Lima, Tininho e Matheus mas lá se safou. Roberto Brum e Lino estiveram também em bom plano, assim como Gyano que resolveu o jogo.
Custa sair do trabalho à pressa e depois ter esta desilusão; custa ver os Nódoas Negras festejarem no nosso próprio Estádio; custa perder com a Académica; custa ver tanta gente a apoiar o Beira-Mar para nada; custa ver o nosso treinador sem fazer nada; custa ver tantas falhas de finalização.
Enfim, estou muito desiludido com o Beira-Mar. Mas ainda não vou atirar a toalha ao chão. Ainda faltam 4 jogos e espero que no fim, o Beira-Mar se mantenha na Bwin Liga.
Positivo: 8 mil pessoas no EMA. Grande ambiente nas bancadas.
Negativo: O regresso ao último lugar. É muito penoso.

3 comentários:

Nuno Q. Martins disse...

Miguel, concordo em absoluto com o teu comentário. Penso apenas que Edgar e Ratinho foram armadilhados no próprio sistema de Soler.

Já que falas na questão da saída de Alacaraz, pergunto-te o que achas da já anunciada saída do Devic para o FC Porto?

Um abraço.

Miguel Bartolomeu disse...

A possível saída de Devic para o Porto já vem sido referenciada desde o último jogo Beira vs Porto. A diferença entre ele e Alcaráz é que o servio tem estado calado e, segundo o próprio site oficial dos dragões, é apenas especulação. Já Alcaráz passa a vida a dizer que vai embora. O Beira-Mar está cada vez mais a ser, para os jogadores, um clube de transição, de passagem. É penoso para nós sócios, mas é a dura realidade.

Um abraço

Anónimo disse...

Ate concordo com o teu comentario e apreciaçao ao jogo embora ache que se houve jogo em que o beira foi superior ao adversario foi neste com a academica!! Em relaçao a paco soler continu-o sem perceber porque e que ele coloca o ratinho na extrema direita se ele e preciso e muito no eixo do meio campo onde ai sim pode desiquilibrar!!! Penso que realças a exibiçao do artur que neste jogo simplesmente foi sempre o mais inconformado e o que mais perigo criou e quem mais faltas sofreu tirando alguns cartoes aos jogadores da academica!! Por fim acho que o sarmento que tal como o artur sao das escolas do taboeira nao fez nenhuma exibiçao de especial como referes pois os lances de perigo do beira mar foram maioritariamente criados pelo lado dele.