Grande Prémio do Canadá e nova vitória para Alonso. O espanhol que até começou a ser bastante pressionado por Kimi, beneficiou de um erro da equipa alemã no primeiro pit stop do finlandês. A partir daí o asturiano não mais perdeu o controlo da corrida, gerindo o motor do seu R26 para o próximo GP. O grande prémio fica sem dúvida marcado pelo acidente entre Albers e Monteiro, que deixou o holandês de fora da corrida, no entanto o GP de Canadá foi pródigo em abandonos, 8 no total. Com o mundial de pilotos e de construtores praticamente atribuído, as novidades são as do mercado e a da dança dos pilotos entre as equipas.
Destaques:
Fernando Alonso – O piloto espanhol é virtualmente o campeão do mundial de pilotos, a forma como tem dominado esta época impede qualquer um de contestar a sua mais que provável vitória final.
Renault – A equipa francesa tem Alonso o seu maior problema, se por um lado tem sido ele a dar vitórias à equipa, é também ele que a deixará órfã de um piloto de topo. Briatore já segurou Fisichella para segundo piloto mas falta um, e não pode ser um qualquer, pois terá a tarefa de substituir o bicampeão.
Kimi Räikkönen – O finlandês mostrou este fim-de-semana, que a par de Michael Schumacher, é o único capaz de acompanhar o ritmo do R26 de Alonso. No entanto não pode cometer tantos erros. Se no primeiro pit stop teve razões de queixa da equipa, no segundo pit stop o erro foi dele, tal como o erro na curva com que ofereceu o segundo lugar a Michael Schumacher. O seu nome é um dos mais falados no paddock, e apesar de ter um pré-acordo com a Ferrari, a Renault pode ainda sonhar com o Iceman.
Michael Schumacher – O alemão tem no mundial de pilotos e em Alonso apenas uma miragem, pois alcançar o espanhol só é matematicamente possível, mas vamos ver até quando. O segundo lugar alcançado em Montreal é algo que o próprio não esperava, pois começou mal a corrida e chegou a ir à relva no confronto com Nico Rosberg, e só foi possível graças ao erro de Kimi. Schumacher renovou com a Ferrari até 2008 pondo fim a novela do seu possível abandono da F1.
Felipe Massa – O piloto brasileiro teve um qualifying decepcionante, e nada auspicioso para a corrida. No entanto conseguiu fazer uma belíssima corrida acabando em 5º Lugar. Massa revelou que o seu futuro poderá não passar pela Ferrari, não por vontade dele mas sim da equipa, pois a scuderia italiana não está contente com a temporada do brasileiro e …. existe um acordo com Kimi.
David Coulthard – Confesso que é piloto pelo qual nutro uma antipatia patológica, num entanto o escocês voltou a efectuar uma corrida fantástica acabando novamente nos pontos.
Jarno Trulli – O italiano da Toyota conseguiu levar o TF106 aos pontos, o 4º Lugar no qualifying e o 6º na corrida é marco importante para a equipa nipónica.
Tiago Monteiro – Não foi de facto uma corrida boa para o piloto português, o acidente novamente com o colega de equipa Albers comprometeu a sua corrida e que sabe a continuidade na equipa. Desta vez Monteiro é o culpado do acidente que colocou fora da corrida o holandês, se a relação entre os dois já não era boa, pior ficou depois deste novo acidente.
MF1-Toyota – A equipa do piloto português está a ser negociada com a Lost Boys, o patrocionador de Albers. A equipa que foi comprada por 12 Milhoes de dólares vai ser vendida agora por 110 Milhões de dólares. Com este facto a consumar-se, torna-se complicado a continuidade de Monteiro na equipa. De referir que no próximo ano a Toyota deixará de fornecer motores à Midland, sendo substituídos pelos motores da britânica Cosworth.
Classificação do GP do Canadá:
1ºFernando Alonso-Renault
2ºMichael Schumacher-Ferrari
3ºKimi Räikkönen-McLaren-Mercedes
4ºGiancarlo Fisichella-Renault
5ºFelipe Massa-Ferrari
6ºJarno Trulli-Toyota
7ºNick Heidfeld-Sauber-BMW
8ºDavid Coulthard-RBR-Ferrari
9ºJenson Button-Honda
10ºScott Speed-STR-Cosworth
14ºTiago Monteiro-MF1-Toyota
Classificação do Mundial de Pilotos:
1ºFernando Alonso-Renault 84p
2ºMichael Schumacher-Ferrari 59p
3ºKimi Räikkönen-McLaren-Mercedes 39p
4ºGiancarlo Fisichella-Renault 37p
5ºFelipe Massa-Ferrari 28p
6ºJuan Pablo Montoya-McLaren-Mercedes 26p
7ºJenson Button-Honda 16p
8ºRubens Barrichello-Honda 13p
9ºNick Heidfeld-Sauber-BMW 12p
10ºsRalf Schumacher-Toyota 8p
David Coulthard-RBR-Ferrari 8p
12ºJacques Villeneuve-Sauber-BMW 7p
13ºMark Webber-Williams-Cosworth 6p
14ºNico Rosberg-Williams-Cosworth 4p
15ºJarno Trulli-Toyota 3p
16ºChristian Klien-RBR-Ferrari 1p
Classificação do Mundial de Construtores:
1ºRenault 121 p
2ºFerrari 87 p
3ºMcLaren-Mercedes 65 p
4ºHonda 29 p
5ºSauber-BMW 19 p
6ºToyota 11 p
7ºWilliams-Cosworth 10 p
8ºRBR-Ferrari 9 p
Próximo GP Indianapolis (EUA) – 2 de Julho
Fábio Pitarma Matos
sábado, julho 1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário