segunda-feira, julho 3

DEFESO

O Benfica regressou hoje ao trabalho. Rui Costa e Katsouranis são as grandes novidades. Para o estágio integram a comitiva jogadores que ainda não têm o seu futuro definido e os seis mundialistas só se apresentarão mais tarde. Foram 25 os jogadores que seguiram para a Suíça, mas nem todos permanecerão no plantel. Fernando Santos aproveitará o estágio para trabalhar dois esquemas: 4x4x2 e 4x3x3. Serão estes os esquemas a utilizar durante a época, sendo que a escolha por um ou outro como o principal dependerá da permanência ou não de Simão Sabrosa. Se, de facto, o Benfica deixar de contar com o seu capitão parece provável a escolha do 4x4x2 com um meio-campo com Katsouranis, Petit, Rui Costa e Manuel Fernandes ou Karagounis – e ainda sobram Beto, Karyaka, Nuno Assis, Diego Souza. Por outro lado, a permanência de Simão apela ao 4x3x3. O Benfica ainda tem alguns casos por resolver quer em termos de saídas quer em termos de entradas. Um dos principais casos é Miccoli. Permanecerá ou não o italiano na Luz. Sem dúvida que a sua permanência constitui uma mais-valia, ainda para mais se se concretizar a saída de Simão. O lateral-esquerdo Tiago Gomes volta novamente a ser um dos jovens escolhidos para o estágio…um repetente à espera de aprovação! O estágio pode igualmente dar indicações de quem será o dono da baliza: será que Moreira recupera a titularidade? E qual será o futuro de Quim?

Do outro lado da circular o Sporting vai arrumando a casa com os jovens jogadores da sua formação e com contratações a custo zero: Farnerud, Moisés e Paredes (este por confirmar oficialmente). Parece, à partida, uma boa política. O sueco tem provas dadas em França, teve no Munidal 2002 e no Euro 2004. Moisés já tem experiência europeia (Rússia e na Champions). Paredes, todos conhecem. Em relação ao central, falou-se do regresso de Enakarhire, colmatando assim a dívida a receber dos russos do Dínamo de Moscovo. A escolha do brasileiro é bastante favorável para o Sporting. Primeiro, porque o regresso do nigeriano iria colocar a questão de quem cederia o lugar: Polga ou Tonel; depois foi o jogador que quis abraçar um novo projecto, apenas, após um ano em Alvalade; por fim, o Sporting esquiva-se ao problema de no início da época 2007/2008 o jogador andar desaparecido. O reforço do plantel vira-se agora para um avançado: Derlei tem sido muito falado, mas será o tecto salarial do Sporting suficiente? Milevsky é caro e não me parece que possa ser uma aposta imediata. O ucraniano tem capacidade futebolísticas visíveis, mas um carácter não muito fácil para um Sporting (ou Porto como também foi falado na imprensa). O Sporting que um avançado sem custos de transferência, mas em último caso terá de desembolsar e, nesse caso, Saganowski pode voltar a ser uma opção. Mas os leões têm ainda muito tempo.

No Porto as baterias continuam apontadas para um ponta-de-lança que acompanhe Adraino na frente de ataque. Hesselink continua a ser uma opção. Para já João Paulo e Diogo Valente são as aquisições confirmadas. O primeiro poderá ser uma agradável surpresa, podendo desempenhar qualquer papel na defesa e sendo uma alternativa muito válida a Paulo Assunção. Quanto a Diogo Valente será uma alternativa na ala esquerda. Será que vai surpreender? Fala-se também que Ezequias será reforço do Porto. Veremos se sim, se não, mas se for verdade é porque, poderá, haver alguma saída na defesa portista.

Após o Mundial, certamente, haverão mais novidades quanto a aquisições e dispensas.


Sérgio Ravara

Sem comentários: