segunda-feira, junho 5

DEFESO

No campeão nacional não existem novidades. A preocupação tem sido arranjar colocação de jogadores que não irão constar do plantel 2006/2007. O Porto irá emprestar muitos jovens, mas concederá a Vieirinha a possibilidade de pertencer ao grupo de trabalho. Pelo menos, o jovem de 20 anos, fará o estágio com o principal plantel. Para o lado do dragão procura-se com insistência um ponta de lança. Veremos se virá, como se apregoa, um jogador jovem, que garanta golos, com margem de progressão e cujo o passe não seja demasiado caro. Por outro lado, os clubes franceses, como o Mónaco, Marselha, Paris SG, não largam Ricardo Costa. Também Bosingwa tem grande mercado, fala-se de clubes franceses, mas também do Sevilha. Parece-me, contudo que, face ao actual plantel e à táctica de 3 defesas, será importante manter estes jogadores em ano de consolidação do modelo de jogo dos campeões nacionais.

Em Alvalade, as preocupações de momento são Polga e Caneira. O primeiro ainda não renovou contrato e tem interessados de Espanha e da Grécia (Olympiakos). Caneira não vai integrar o plantel do Valência e dá primazia ao Sporting para novo empréstimo. Mas o negócio pode não ser fácil. A imprensa desportiva divulgou que existe interesse nos serviços do mundialista por parte do Chelsea e do Man Utd. A cláusula de rescisão ronda os 60 milhões de euros. Quem está de saída é Douala para o “Boro”. O Sporting resolve bem um problema que tinha no plantel, visto não utilizar extremos de raiz no seu sistema – por isso, Wender continuará em Braga.

No Benfica, os próximos tempos serão de rumores, quer de entradas, quer de saídas. O “soneca” (Geovanni) rumou ao Cruzeiro, enquanto Robert afirma querer continuar a pisar o relvado da Luz de águia ao peito. Quanto a entradas, Katsouranis e Papadopoulos são os nomes mais falados até ao momento. O primeiro é, de facto, um belíssimo jogador, um autêntico pêndulo para uma equipa. Deu nas vistas no Euro 2004 e actua no AEK Atenas. Parece que pode ser muito útil ao Benfica, permitindo que Petit jogue numa posição entre o trinco e médio mais ofensivo. Se o Benfica concretizar esta contratação teremos uma grande luta entre Katsouranis, Petit, Manuel Fernandes, Rui Costa e Karagounis (…e porque não incluir Beto!). F. Santos terá de pensar muito bem entre o 4x4x2 e o 4x4x3. Penso que se Simão sair será inevitável o 4x4x2. A contratação do treinador português pode ser muito importante para aumentar o rendimento de Karagounis. Ambos trabalharam juntos na Grécia e o português saberá muito bem como motivar o jogador. Quanto a Papadopoulos é avançado centro, ou pode actuar descaído para o flanco esquerdo. Jogou na época finda no Panathinaikos, tendo estado em Portugal no europeu 2004. Nas últimas três épocas apontou 35 golos pelo seu clube.

Quanto às restantes formações:
- Veremos que plantel vai ter o Boavista com as saídas de JVP para o Braga e de Manuel José para o Cluj Ecomax, clube da moda na Roménia (pelo menos para os jogadores nacionais: Semedo (E. Amadora) e Pedro Oliveira (Setúbal) também irão lá estar);
- O Braga apresenta novamente muita ambição com as entradas de Ricardo Chaves, Zé Carlos, Maciel e JVP. Veremos se é desta que o Braga singra na Europa e que Carlos Carvalhal prova o seu real valor;
- De facto o Marítimo pretende jogadores que conheçam o nosso campeonato e está a "despachar" os brasileiros para o Rio Ave e, possivelmente, o Gil Vicente. Os nomes falados para sair são, entre outros: Valnei, Sergipano, Rincon, Mancuso, Ferreira.
- Gostaria ainda de salientar a contratação do guarda-redes Pedro Alves pelo E. Amadora. Este ano estreou-se na Liga. Suplente eterno de Marco Aurélio, não viu o seu valor reconhecido, visto que perante a indisponibilidade do brasileiro para o arranque da época, os do Restelo contrataram Costinha. Pedro Alves, internacional por Portugal nas camadas jovens tem de jogar e, tomou uma decisão muito importante para o seu futuro.

Sérgio Ravara

1 comentário:

Anónimo disse...

O Santos vai se ver grego...eheheh