segunda-feira, agosto 21

CAMPEONATO DA EUROPA DE ATLETISMO

Nos passados dias de 7 a 13 de Agosto realizou-se o Campeonato Europeu de Atletismo em Gotemburgo, Suécia, onde a Comitiva Portuguesa triunfou, muito além das expectativas. Francis Obikwelu acabaria por confirmar aquilo que todos queriamos. Consagrou-se Campeão Europeu dos 100m, neste caso na pista e não na secretaria, eliminando a concorrencia com um novo recorde dos Campeonatos da Europa, 9.99s. Não estando satisfeito fez a dobradinha e conquistou a medalha de Ouro nos 200m com a excelente marca de 20.01s, novo recorde nacional.
João Vieira, marchador português, recordista nacional dos 20km marcha e também dos 50km marcha, foi o primeiro a conquistar uma medalha, a de bronze, pela excelente corrida efectuada nos 20km marcha, melhorando o seu recorde. De notar que entrou nos Europeus com a sétima melhor marca.
Naide Gomes, este ano prescindiu do heptatlo para se dedicar apenas à sua melhor disciplina, o salto em comprimento. Acabou por dar frutos, medalha de Prata é o resultado dessa aposta, com 6.84m (apenas a 9 cm da 1ª), que seria recorde nacional caso o vento estivesse regular.
Depois da surpresa de João Vieira, os homens presentes na Maratona não quiseram ficar atrás e conquistaram a medalha de prata na Taça da Europa, competição conquistada colectivamente, donde se destacam 3 atletas Alberto Chaiça (8º), Luís Jesus (10º) e Helder Ornelas (15ª), equipa portuguesa que chegou a ter a medalha de ouro nas mãos, mas claudicou nos derradeiros 10 km finais.
Nelson Évora um dos atletas a ter em conta no futuro, foi 6º no salto em comprimento e 4º no Triplo salto a sua melhor disciplina.
Estes foram aqueles que mais se mostraram nos campeonatos, mas não desprezando todos aqueles que se sacrificaram e suaram para dignificar as cores lusas, porque não é só treinar, obter minimos e ir ao Europeu... requer muito sacrificio, pois muito dos atletas não vivem só do atletismo, muitos trabalham para poder viver normalmente e sem dificuldades para si e família... Imaginem agora um horário das 9h às 18h, treinando 2 vezes por dia, muita das vezes à chuva porque não há infraestruturas cobertas pra treinar (estando a pista coberta onde se realizaram os Campeonatos De Pista Coberta em Lisboa, lembram-se, arrumada num armazem qualquer) competindo aos fim de semana, por alguns euros apenas, e muitas vezes pelo gosto de correr...Agora vejam se a alegria não será maior ao conquistar uma medalha ou ganhar um campeonato de futebol!?!?!Imaginando isto ve-se quem tem mais a apoio, quer financeiro, quer a nivel de estruturas e mesmo a apoio popular...

Nelson Carvalho

Sem comentários: