quarta-feira, agosto 23

ANTEVISÃO DA LIGA BWIN

A Liga Bwin.com 2006/2007 começa esta 6ª feira. Os candidatos ao 1º lugar são o Porto, o Sporting e o Benfica.

O F.C. Porto defende o título conquistado na época anterior. Apesar de uma pré-temporada atribulada, com a entrada de Jesualdo Ferreira. Os problemas registados não parecem abalar os campeões como ficou demonstrado no passado sábado com a conquista meritória da Supertaça Cândido de Oliveira. Veremos que Porto se verá quer para consumo interno quer para consumo externo. Se é provável que na Liga dos Campeões o Porto voltará a jogar com 4 defesas, no campeonato é possível que o esquema holandês ainda seja utilizado numa fase inicial. Desse modo, Jesualdo manteria as rotinas trabalhadas desde a última época, surpreenderia o adversário e proporcionaria tempo para os jogadores se readaptarem a outros esquemas. O Porto apresenta um elevado número de individualidades de inquestionável valor e necessita de construir um conjunto harmonioso. Mas certamente, individualidades se vão destacar, e há uma que já começou; Anderson pode ser a nova estrela do dragão.

O Sporting nos últimos anos tem mostrado resistência na luta pelo título, estando longe de ser aquela equipa que fica por terra pela altura do Natal. Com uma equipa bem construída, com grande ênfase na juventude, os leões expuseram argumentos suficientes e animadores na pré-temporada, comprovando que são candidatos reais ao título nacional. Numa equipa em que os jovens se têm afirmado, existe um que urge que consolide uma posição de estabilidade definitivamente: Carlos Martins. O jogador chamado recentemente à selecção principal pode ser um trunfo muito importante dadas as características de transições rápidas para o ataque, dos passes milimétricos para as desmarcações dos adversários e do pontapé forte que possui. Não é fácil dizer quem será a grande estrela dos leões no plantel mais homogéneo da Liga. Por isso, dada a necessidade de uma boa gestão dos recursos disponíveis escolheria Paulo Bento como a grande figura deste Sporting.

O Benfica já alcançou o primeiro objectivo da época ao qualificar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Com um plantel ainda em construção, o que tem causado evidentes transtornos em termos de prestações nos “jogos de aquecimento”, ainda existem indefinições. Simão é a principal. Só a 31/08 é que se poderá ter realmente a certeza que permanecerá na Luz. Fernando Santos espera pela definição de todos os processos para consolidar o sistema: 4x3x3 ou 4x4x2. Sem dúvida que Rui Costa tem sido a grande estrela até ao momento. E o Benfica, independentemente, do desfecho do caso Simão será sempre um adversário de respeito na luta pelo campeonato. É uma equipa que pode apresentar um onze só com internacionais “AA” (Quim, R.Rocha, Anderson, Luisão, Léo; Petit, Katsouranis; Rui Costa; Simão (Miccoli), Nuno Gomes e Fonseca, por exemplo).

O Braga apresenta-se com um plantel que deixa água na boca aos adeptos. João Vieira Pinto é a sua maior figura e, apesar de dificilmente ter argumentos na luta pelo título, pode intrometer-se na luta por um lugar de acesso á Liga dos Campeões.

Boavista, Nacional e Marítimo são candidatos assumidos a conquistar um lugar europeu. Os do Bessa querem regressar às lides europeias na próxima época e nem a troca de treinador no início do campeonato os faz voltar atrás. Os panteras têm boa matéria-prima tendo recorrido ao mercado polaco e austríaco para se reforçar. Numa equipa em que se saúda o regresso de Ricardo Sousa. O Nacional, com Carlos Brito tem obrigação de manter a bitola dos últimos anos e Chilikov parece estar disposto a consolidar a sua fama de goleador. O Marítimo, até pela rivalidade, não quer ficar atrás e também é candidato. Com grandes remodelações na defesa e no ataque, Gregory pode ser a grande figura da turma insular.

O Belenenses será uma equipa que lutará, como a U. Leiria, por efectuar um campeonato tranquilo, podendo assumir a luta por voos mais ambiciosos durante o decorrer da época. O Belenenses manteve grande parte da sua estrutura e se Silas e Zé Pedro estiverem em forma terão possibilidades de dar uma imagem diferente da época anterior. A U. Leiria reforçou-se com jovens valor, alguns oriundos do Porto, e manteve a figura do ano anterior, Harison.

E que Académica e Setúbal iremos ter? Os estudantes construíram uma equipa praticamente de raiz sob o comando de Manuel Machado. Será que vamos ter uma época mais regular que nas anteriores? Filipe Teixeira é a figura da briosa. Os à beira Sado são uma incógnita dados os problemas financeiros que afectaram o desempenho desportivo nas últimas duas temporadas. Muitos jovens e experiência formam o plantel que tentará voltar a ganhar a Taça de Portugal. Sandro poderá ser um jogador chave.

A luta pela manutenção será renhida.

O Beira-Mar é a equipa que apresenta a maior estrela, Mário Jardel, e, por isso, muito se espera dos aveirenses. O Estrela da Amadora que tem vindo a sentir enormes dificuldades em formar o plantel, com muitos jogadores à experiência, vai começar um novo ciclo, com novo treinador. A experiência de alguns jogadores como, por exemplo, Marco Paulo pode ser decisiva. Por outro lado, o Paços de Ferreira manteve grande parte do plantel. José Mota tem uma filosofia de espectáculo para agrado do público, mas veremos se fará melhor que no ano anterior. Cristiano, lesionado durante quase toda a época anterior, pode ser uma revelação, numa equipa que tem como base o trinco Paulo Sousa. A Naval, que se safou do naufrágio à tangente no ano de estreia, manteve, praticamente, todo o seu plantel. Saulo é a figura da equipa, até pelo esforço que o presidente do clube fez para manter o jogador. Por fim, o Aves manteve grande parte do seu plantel. Sem grandes fundos apenas fez alguns ajustamentos e o elemento mais conhecido é o seu treinador, o professor Neca. A época não se afigura fácil para o recém promovido, mas não será a única a sentir grandes dificuldades.

Que comece o espectáculo!


Sérgio Ravara

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai a Académica nao luta pela manutenção? LOL