quarta-feira, janeiro 3

HOJE ANDEBOLO EU...

BALANÇO ANDEBOLISTICO DE 2006

Termina o ano de 2006 e mostra-se necessário realizar um balanço de alguns aspectos mais relevantes vividos na modalidade.
Ao nível do andebol aveirense, julgo ter sido este um dos anos mais positivos, uma vez que o nosso distrito tem duas equipas a disputar a Liga Profissional e outras duas a disputar o Campeonato Nacional, situação ímpar no passado e que coloca Aveiro ao nível de Lisboa e Porto, e sem concorrência em relação ao resto do país. Como é evidente estas equipas estão a dar os primeiros passos nas respectivas competições e delas não se podem exigir resultados para além dos objectivos que cada uma estipulou, ou seja, uma digna representação e a manutenção nessa divisão. Sendo que neste capítulo S. Bernardo e Alavarium estão a fazer, cada um na sua competição, resultados muito equivalentes, tendo conquistado o mesmo número de pontos em igual número de jogos e uma posição intermédia na tabela classificativa. Curiosamente Sp. Espinho e Avanca, sem para já a mesma produtividade, também se equivalem nas respectivas classificações, estando tudo em aberto para que as quatro representantes aveirenses alcancem os seus intentos.
Contudo chamo mais uma vez a atenção das “forças vivas” da região para o facto de o Andebol de Aveiro neste momento estar num patamar que dificilmente terá comparação com qualquer outra modalidade, pelo que se queremos que assim continue ou se tivermos a pretensão de que estas equipas lutem por algo mais, é necessário apoiar o Andebol. Agora que a modalidade está novamente a atingir os mais altos níveis de competição urge não o voltar a deixar morrer como outrora, nos casos de Beira-Mar e Illiabum, por exemplo.
Ao nível nacional, deixo apenas uma palavra de algum desconforto para a nossa selecção, pois muito trabalho aparece agendado, muitas iniciativas realizadas, mas os resultados continuam a deixar muito a desejar. Há culpados? Jogadores? Equipa Técnica? Sistema Organizativo? Não quero tecer grandes comentários sobre este assunto, mas parece-me que é um pouco de tudo. Acrescentando que houve um virar de costas dos jogadores mais carismáticos, os quais continuam a dar excelentes contributos nas suas equipas. Este sinal será apenas cansaço ou haverá incompatibilidades de relacionamento que motivem tais situações? Não me quero alongar para já mais sobre este assunto, para mais na entrada de um mês de actividade intensa da nossa selecção.
Termino com o que na minha opinião foi a prenda do sapatinho deste Natal para o andebol nacional, refiro-me à primeira contratação de um treinador português por uma equipa além fronteiras, mais especificamente a ida do Paulo Pereira (ex-FC Porto) para o Cangas de Espanha, equipa que desceu na época passada à 2ª Divisão e que este ano luta por voltar ao convívio dos maiores na Liga Asobal. Uma notícia fantástica, termos um técnico nacional num dos países mais desenvolvidos ao nível mundial na modalidade. Sendo este um sinal claro de que o é nacional também tem muita competência e, ao contrário de outras modalidades, o que é nacional tem uma excelente relação preço-qualidade.
Termino deixando os votos de um ano cheio de êxitos para todos, salientando porém que não basta desejar, temos que lutar para conseguirmos os nossos objectivos.
A todos um abraço, bom 2007.

Eugénio Bartolomeu.

Sem comentários: