quarta-feira, outubro 12

PAULETA, O NOVO REI


Portugal bateu a Letónia por 3-0, no último jogo do grupo 3, de qualificação para o Mundial 2006. Pauleta foi a grande figura, marcando 2 golos, ultrapassando o recorde de golos marcados pela selecção portuguesa, que pertencia a Eusébio. Pauleta é o "rei" dos goleadores com 42 golos ao serviço da selecção das quinas.
Portugal jogou bem melhor que no Sábado frente ao Liechtenstein. Scolari fez algumas alterações no onze, e para mim, obviamente que Deco é uma mais-valia, mas o que se destacou foi Tiago. Tiago, agora a jogar com mais regularidade, deveria ter sido titular contra o Liechtenstein e não Petit. Petit é um bom jogador, mas para destruir jogo e roubar bolas. Tiago joga mais avançado no terreno, tem mais tecnica e é muito disciplinado tacticamente, que contra adversários mais fracos, é muito útil.
Portugal entrou muito bem no jogo, sem pressão do resultado, e, aos 18m, Maniche faz um grande passe para a área, isolando Pauleta, que parou a bola no peito e "fuzilou" para a baliza de Kolinko, fazendo o 1-0. Aos 20 m, talvez uma das melhores jogadas do encontro, com uma excelente combinação entre Figo e Cristiano Ronaldo, sobrando a bola para Pauleta, que desferiu um remate que o guarda-redes nada podia fazer, já que a bola sofre um desvio de um defesa. A partir daí, Portugal tirou o "pé do acelerador" e limitou-se a gerir o resultado, sempre com o domínio do jogo. Realce para as 2 boas intervenções de Quim. Na segunda parte, Portugal demonstrou, sobretudo no início, querer ampliar o resultado. Scolari fez duas substituições, alterou a táctica, ficando a jogar com 2 avançados, Postiga e Nuno Gomes, jogando num 4-4-2, com Deco a descair um pouco para as faixas laterais. Aos 85 minutos a Selecção Nacional fechou a contagem. Hugo Viana, que tinha entrado para o lugar de Figo, aplicou um remate violento à entrada da área, com o guarda-redes Kolinko a não conseguir fazer nada para evitar o disparo do médio do Valência.
Temos equipa para fazer um bom Mundial, e ficou demonstrado hoje que temos mais soluções. Portugal fez o pleno nos jogos em casa, tudo vitórias.

PS 1: Cristiano Ronaldo está a criar inimizade com o publico Português. Tem que ser mais humilde e jogar para a equipa. É inequívoco que é um dos melhores jogadores do Mundo, mas não pode fazer tudo sozinho.

PS 2: O comentador Carlos Daniel da RTP não consegue disfarçar o seu clubismo! Para mim a selecção nada tem a ver com clubes! Gosto de todos os jogadores. Carlos Daniel é um bom comentador, mas passa o jogo inteiro a falar do Deco, e segundos a falar dos restantes. A situação mais caricata de ontem foi a substituição de Figo por Hugo Viana, em que ele estava preocupado como ía jogar o Deco após a entrada do médio do Valência. Não está em causa a valia de Deco (é inquestionável), mas sim o clubismo, que já vem de alguns anos, de Carlos Daniel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais, parabéns pelo teu blog e pelos teus comentários.
Em relação a este teu comentário, he pá, estás 1 cronista e peras. E efectivamente Carlos Daniel e tb o Luís Baila, ñ disfarçam nada o seu clubismo... Mas assim como tu realço o seu profissionalismo...
Parabéns e 1 grande abraço amigo.

Anónimo disse...

O Pauleta o rei dos golos?!!!!Convenhamos...não vamos comparar o Eusébio ao Pauleta...O Eusébio é e sempre será o REI do futebol!!!