terça-feira, fevereiro 28

JOGO TESTE

Hoje desloquei-me a Águeda, para participar como voluntário, no jogo teste Portugal-Itália, para o Euro Sub-21 que se vai realizar em Portugal entre os dias 23 de Maio e 4 de Junho. Foi um teste interessante, com todos os voluntários a desempenharem bem as suas funções. O que falhou foi a presença de público que talvez não fosse a desejada, esperemos que durante o Euro não seja assim. A minha função era de apoio à imprensa e, ainda vi alguns VIP's, como é o caso de Gilberto Madail (presidente da FPF), Rui Loura (comentador da RTP), Dr. João Resende (médico da selecção), os jogadores Nélson e Manuel Fernandes (Portugal) e o azarado Donadel (Itália) que saíu aos 14m lesionado e ainda os nossos conhecidos jornalistas Jacinto Martins (Diário de Aveiro) e Carlos Oliveira (Record).
Quanto ao jogo propriamente dito, Portugal perdeu nos últimos instantes do jogo perante a actual campeã em titulo, a Itália, por 1-0, com um golo apontado por Palladino.

24ª JORNADA -- LIGA BETANDWIN

No Sábado, o Sporting foi vencer a Coimbra a Académica por 3-0. O resultado não espelha as dificuldades que a equipa leonina teve para levar de vencida a formação da briosa. Um golo madrugador de João Moutinho, deu a tranquilidade necessária ao Sporting para gerirem o resultado, mas sempre com a Académica a dar uma boa réplica. Na 2ª parte, o Sporting aumentou a vantagem com um grande golo de Liesdon e, já nos instantes finais, Nani marcou o terceiro para os leões através de um penalty (a castigar uma agressão de Pedro Roma a Liedson).
No jogo mais aguardado do fim-de-semana, o Benfica venceu o FC Porto por 1-0. Aos 39m, Laurent Robert sentenciou o jogo na marcação de um livre. O francês disferiu um remate potente de muito longe em que a bola descreveu um arco incrível, com Vitor Baía a ser mal batido. Na resposta, McCarthy podia ter feito o empate mas rematou à figura de Moretto. Nuno Gomes teve uma soberana ocasião de aumentar a vantagem mas atirou muito ao lado da baliza à gurda de Vitor Baía. Na segunda metade, o FC Porto tentou alterar o rumo dos acontecimentos mas o Bnfica soube segurar a vantagem e foi um justo vencedor. O Benfica ficou mais perto do 1º lugar e, ainda não foi desta que Adriaanse conseguiu derrotar o compatriota Koeman.
Destaque para a 7ª vitória consecutiva do Boavista de Carlos Brito. Os axadresados estão a realizar uma grande segunda volta.

domingo, fevereiro 26

19º JOGO SEM PERDER

O Beira-Mar empatou em casa 0-0, frente ao Leixões, conseguindo deste modo, o 19º jogo consecutivo sem perder. O jogo previa-se emocionante, com muita gente de Matosinhos nas bancadas, mas isso não aconteceu. O jogo foi fraco, com as duas equipas muito receosas, valendo ao Beira-Mar uma vantagem substancial de pontos em relação ao adversário. Aos 31m, Luís Vouzela podia ter inaugurado o marcador mas permitiu a defesa do guardião Baptista. Contudo, pertenceu ao Leixões a melhor oportunidade de golo na primeira parte com Marco Cadete a rematar contra a base do poste direito da baliza à guarda de Srnicek.

Na segunda parte o espectáculo perdeu qualidade, com as equipas a demostrarem satisfação pelo empate. Só na entrada dos últimos 15 minutos surgiu o Leixões mais afoito apoiando o ataque em lances individuais de Brasília e Leandro Netto. Aos 75 m, Alcaráz quase marcou na própria baliza para desviar um cruzamento de Brasília na esquerda. O Beira-Mar sacudiu a pressão e num lance de contra-ataque, aos 76 m, teve em Roma um mau finalizador quando apareceu isolado e rematou ao lado. O empate é o resultado que mais se ajusta a este jogo entre candidatos à subida. Destaque para a melhor assistência registada esta época no Estádio Municipal Mário Duarte, mais concretamente 6123 espectadores.
Onze Inicial: Srnicek, Ricardo, Jorge Silva, Antolín Alcaráz e Tininho; Diakité, Luís Vouzela, Marcelo Labarthe (Carlos Gomes, 56m) e Rui Lima; Roma (Miran, 87m) e Jorge Leitão.
CLASSIFICAÇÃO APÓS A 24 JORNADA:
1º BEIRA-MAR, 49p
2º OLHANENSE, 43p
3º AVES, 40p
4º S. CLARA, 38p
5º VARZIM, 38p
6º LEIXÕES, 38p
7º PORTIMONENSE, 36p
8º GONDOMAR, 35p
9º DESP. CHAVES, 34p
10º VIZELA, 32p
11º SP. COVILHÃ, 32p
12º ESTORIL, 29p
13º FEIRENSE, 29p
14º MOREIRENSE, 26p
15º OVARENSE, 21p
16º MAIA, 21p
17º MARCO, 20p
18º BARREIRENSE, 18p.

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

1ª Divisão Distrital de Aveiro em Futsal:
Silvalde-Beira-Mar-2-4
Liga Profissional em Basquetebol:
Aveiro Basket-Ginásio-62-99
Proliga:
Illiabum-Fisica de Torres -77-49
Atlético-Galitos-82-52
Vila Pouca Aguiar-Esgueira-64-76
Divisão de Elite em Andebol:
Lagoa-São Bernardo-16-30

sábado, fevereiro 25

ALCARAZ REGRESSA AOS CONVOCADOS

O central paraguaio Antolín Alcaráz regressa aos convocados, após duas semanas de ausência por lesão. A outra novidade nos eleitos para o jogo frente ao Leixões, é Francis Ikome. O italo/camaronês já tem o seu certificado internacional, podendo assim estrear-se este fim-de-semana com a camisola do Beira-Mar. Na abordagem ao encontro, Augusto Inácio disse: "Penso que vai ser um grande espectáculo. O Leixões tem obrigatoriamente que ganhar. Se empatar continuará a onze pontos. Em termos de subida, jogamos para dois resultados: a vitória interessa para cimentar o primeiro lugar, mas se empatarmos penso que não ficamos aquém do que são as pretensões. Mas como quem joga para empatar perde, penso que o melhor é jogar para ganhar". O treinador dos aveirenses não pode contar para este embate com Marco, João Pedro e Zé Roberto que se encontram lesionados, o castigado Buba.
O Leixões é o 3º classificado com 37 p. Vitor Oliveira é o novo treinador do Leixões e referiu que vai ser um jogo extremamente difícil e realçou: "é óbvio que o Leixões, que traçou como objectivo a subida de divisão e que agora está a onze pontos do primeiro lugar, não irá apresentar-se com total tranquilidade. Além disso o Beira-Mar tem o factor-casa do seu lado". Marco, João Pedro e Cristovão estão lesionados por isso não vão defrontar o Beira-Mar.
Pedro Proença de Lisboa é o árbitro que irá apitar no Domingo às 16h, no Estadio Municipal Mário Duarte, o Beira-Mar-Leixões.

Onze Provável: Srnicek; Ricardo, Jorge Silva, Alcaráz e Tininho; Diakité, Luís Vouzela, Torrão e Rui Lima; Roma e Jorge Leitão. Restantes Convocados: Alê, Ribeiro, Daniel, Labarthe, Carlos Gomes, Ricardo Catchana, Miran e Francis Ikome. FORÇA BEIRA!!!

foto retirada de www.beiramar.pt

VIII ALL-STAR FEMININO

No próximo dia 28 de Fevereiro, Terça-feira de Carnaval, Vagos volta a receber o Jogo das Estrelas, este ano na sua 8ª edição, numa organização da Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação Desportiva de Vagos e Associação de Basquetebol de Aveiro. Do conjunto de iniciativas que integram o programa do evento, destaque para o habitual concurso de 3 pontos, para a estreia de uma demonstração/concurso de afundanços e para um torneio de minibásquete. O evento termina com o habitual encontro entre as Selecções do Norte e do Sul. No cômputo das edições anteriores a vantagem pertence às sulistas com 4 triunfos contra 3 das nortenhas. O jogo terá transmissão, em directo, na SportTV pelas 15:50 horas, mas nada melhor do que deslocar-se a Vagos e participar na festa.

PROGRAMA
10h00 - Treinos da Selecção do NORTE.
10h45 - Treinos da Selecção do SUL.
11h30 - Torneio de Minis
12h30 – Almoço Oficial do Evento (participantes no ALL STAR)
13h30 - Almoço para os participantes no torneio de Mini-Basquetebol.
14h00- Concurso de 3 Pontos
14h50- Concurso/Demonstraçao de Afundanços
15h10 – Aquecimento para o ALL STAR 2006
15h50 - ALL STAR 2006

SELECCÇÃO ALL STAR NORTE: Wilma Simpson (Póvoa) Sofia Santos (CPN) Erica Carolina Sanchez (Vagos) Anabela Martins (CPN) Renata Oliveira (CPN) Carla Sofia Cardoso (Vagos) Irina Apalyonova (Académico) Sonia Ferreira (Olivais) Sofia Coelho (CPN) Maria Cristo (Esgueira) Jennifer Youngblood (Esgueira) Isabel Monteiro (Académico) Treinador: Agostinho Pinto (CPN)

SELECCÇÃO ALL STAR SUL: Fátima Freitas Silva (CAB) Shannon Howell (Boa Viagem) Jamie Lee Cavey (CAB) Ana Mafalda Sanheiro (U. Madeira) Susana Soares (ESSA) Susan Foreid (Santarém) Cecília Shinn (Algés) Joana Fogaça Araújo (Algés) Gilmara Justino (Algés) Sónia Reis (Santarém) Gilda Correia (CAB) Mónica Duarte (ESSA) Treinador: Ricardo Vasconcelos (CAB)

CONCURSO 3 PONTOS: C.P.N. - Célia Simões, Olivais / Coimbra - Sónia Ferreira, D.Póvoa - Wilma Simpson, Esgueira - Maria Cristo, AD Vagos - Odília Rodrigues ,Académico F.C. - Irina Apalyonova, CAB - Jessica Brungo, Santarém Basket - Eva Cuningham, GDESSA - Susana Soares, S. Algés e Dafundo - Catarina Coelho, U. Madeira - Mafalda Sanheiro e Boa Viagem - Shannon Howell.

informações rertiradas de www.fpb.pt

sexta-feira, fevereiro 24

TORNEIO INTER-CURSOS

A equipa da AE ISCAA, venceu ontem o curso de TSJ por 5-0. Esta é a 4ª vitória consecutiva da equipa iscaense no Torneio Inter-Cursos. Jogo de sentido único, com a equipa treinada por David Pereira a demonstrar que é uma séria candidata a vencer o campeonato. Ao intervalo registava-se uma vantagem de 2-0. Os autores dos golos foram Hugo "Fnaa", Israel Filipe (2), Miguel "Morangos" e "Ricky".
Cinco Inicial: David "Beckham"; "Ricky", Hugo "Fnaa", Israel Filipe e Miguel Vinagre. Jogaram Ainda: Nuno Silva, Bruno, Miguel "Morangos, Bruno Parada e Carlos "Piri".

quarta-feira, fevereiro 22

LIGA DOS CAMPEÕES

O Chelsea perdeu em Stamford Bridge perante o Barcelona, por 1-2. Foi um jogo espectacular, com muita emoção, incerteza no resultado, entrega de todos os jogadores. O jogo estava equilibrado até que aos 37m, Del Horno foi expulso por entrada violenta sobre Leo Messi. José Mourinho viu-se obrigado a mudar a estratégia fazendo entrar Geremi para o lugar de Joe Cole, deslocando Paulo Ferreira para a esquerda. Na segunda parte, o Chelsea mesmo a jogar com dez chegou à vantagem com um auto-golo de Thiago Motta. Frank Rijkaard arriscou, tirando o azarado Thiago Motta entrando para o seu lugar o avançado Henrik Larsson. Aos 71m, após a cobrança de um livre por Ronaldinho, o Barça restabeleceu a igualdade com um golo na própria baliza de John Terry. Dez minutos volvidos, a equipa de Frank Rijkaard atingiu a vantagem no marcador, após uma grande jogada de futebol iniciada por Ronaldinho e concluída da melhor forma por Eto'o. O Barcelona leva para o Nou Camp uma boa vantagem, mas nada está ganho. O Chelsea ainda tem uma palavra a dizer na segunda mão.
Destaque negativo para o estado do relvado. Um jogo deste calibre, merecia outro tipo de relva!

Resultados de Quarta-Feira:
Ajax-Inter- 2-2
Glasgow Rangers-Villarreal- 2-2
Werder Bremen-Juventus- 3-2
Chelsea-Barcelona- 1-2

foto retirada de www.marca.com

COBERTURA DANIFICADA



Devido ao forte vendaval que se fez sentir no passado Sábado, a cobertura do Estádio Municipal Mário Duarte ficou danificada. Provavelmente ainda muito poucas pessoas repararam para este facto, mas as fotos são elucidativas.

LIGA DOS CAMPEÕES

Num jogo a contar para a 1ª mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica venceu na Luz o Liverpool (campeão em titulo) por 1-0. A primeira parte foi muito táctica. Os ingleses utilizavam um futebol "enervante", com muita posse de bola, pressão alta e a jogar no erro do adversário. O Benfica apenas nos lançes de bola parada criou perigo junto da baliza de Reina. Na segunda parte, sobretudo após a entrada de Karagounis para o lugar de Beto, o Benfica foi superior ao Liverpool. Os encarnados viram coroado o seu esforço com o golo da vitória apontado por Luisão aos 84m, após um passe de Petit, na cobrança de um livre.
A equipa de Rafa Benitez foi muito defensiva, sem ambição. O Benfica parte em vantagem para a 2ª mão em Inglaterra, mas a tarefa não vai ser fácil.


Resultados de Terça-Feira:
Bayern Munique - AC Milan- 1-1
PSV - Lyon- 0-1
Real Madrid - Arsenal-0-1
Benfica - Liverpool- 1-0


foto retirada de www.uefa.com

terça-feira, fevereiro 21

ATLETISMO, POR NELSON CARVALHO

Decorreu, no fim de semana passado o Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo, na Nave Desportiva de Espinho,disputando-se a 1ª e 2ª Divisão Masculinos/Femininos. Com alguma surpresa, o Sporting arrecadou uma vez mais o título de Campeão, no principal escalão nacional em ambos os géneros. Sporting, ao nível masculino, que este ano não teve vida fácil, muito graças ao SL Benfica que disputou este campeonato até as ultimas provas. Prova disso foi no final da 1ª jornada encontravam-se separados por 1 ponto, tendo terminado o campeonato com apenas 4 pontos de diferença. Uma grande melhoria na competitividade face ao ano passado, pois a diferença foi de 32 pontos. No feminino o Sporting face ao JOMA também teve algumas dificuldades, mas acabou por ser natural vencedor. Já na 2ª divisão os campeões acabaram por ser os Cyclones Sanitop, equipa de Viana do Castelo, no masculino e GrupoDesportivo do Estreito no Feminino. Um dos pontos altos desta competição foi a obtenção do recorde nacional de juniores e sub-23 por parte de CarlosPereira (Juv.Vidigalense - Leiria) e por parte de MariaAnselmo (JOMA), ambos em salto em altura, sendo as marcasde 2.12m e 1.83m.
Fica aqui a informação de que este fim de semana na Nave de Espinho realiza-se os Campeonatos de Portugal Absoluto e Provas Combinadas de Pista Coberta, sendo o início da competição sabádo as 14h00.
Porque o atletismo também é desporto e o 1º Desporto Olímpico, ficam as ultimas noticias a nível nacional.
Abraço, Nelson Carvalho

LIGA BETANDWIN -- 23ª JORNADA

No Sábado, o Benfica voltou a perder, desta vez perante o Vitória de Guimarães, no D.Afonso Henriques, por 2-0. Aos 21m, Svard marcou pelos vimaranenes através de um pontapé forte de fora da área, com a bola a sofrer um desvio em Ricardo Rocha e a enganar Moretto. O Benfica não teve capaciadade de reacção e, na segunda parte, Neca ampliou a vantagem para 2-0, dando ao Guimarães uma vitória justa. Nos últimos 4 jogos o Benfica perdeu 3.
Também no Sábado, o Sporting venceu em Alavalade o Paços de Ferreira por 3-0. O Paços entrou bem no jogo e João Paulo podia ter inaugurado o marcador, com uma boa defesa de Ricardo. O Sporting reagiu e Sá Pinto fez o 1-0 através da marcação de uma grande penalidade. Na segunda parte, a equipa de José Mota não baixou os braços e tentou chegar ao empate. Aos 68m, entrou Nani para o lugar de Carlos Martins. O número 18 dos leões acelerou duas vezes e, cruzando para golos de Deivid e Tello, resolveu o jogo.
No Domingo, o FC Porto venceu no Dragão o Maritimo por 1-0. O líder sem fazer uma grande exibição foi um justo vencedor, com um bom golo de Raul Meireles. O Maritimo ainda obrigou Helton a aplicar-se, com uma grande defesa a remate de Zé Carlos.
O árbitro da partida Carlos Xistra, abriu um precedente positivo. Aos 26m, o árbitro de Castelo Branco equivocou-se e assinalou penalty a favor do FC Porto. O lance foi perfeitamente legal com Willians a jogar a bola de cabeça. Mas Carlos Xistra expulsou o jogador pensando que este tinha jogado com o braço. Valeu a atenção do árbitro assistente Nuno Manso, que alertou o árbitro principal, para o facto do jogador do Marítimo ter jogado a bola legalmente. Carlos Xistra perante a certeza do seu colega, teve uma atitude louvável, ao guardar o vermelho no bolso e mandou seguir o jogo, anulando o penalty.

segunda-feira, fevereiro 20

EMOÇÕES FORTES

Na última jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Zona Norte o jogo que opunha o Alavarium ao Avanca era aguardado com imensa expectativa, pois à equipa de Aveiro só a vitória possibilitava a passagem à Fase Final, onde será discutida a subida à Divisão de Elite.
As duas equipas começaram a partida com pouco acerto e o primeiro golo só apareceu ao 4º minuto do encontro. Desde cedo o Alavarium mostrou forte empenho em vencer, mas também bastante nervosismo a abordar o jogo.
A primeira parte, sempre muito equilibrada, concluiu-se com um empate a 14 bolas.
A etapa complementar foi imprópria para cardíacos, com um constante nivelamento do marcador, acabando por ser mais feliz o Alavarium, pois foi a equipa que na parte final do encontro mostrou melhores argumentos e mais astúcia segurando nos últimos momentos a vantagem mínima.
O resultado final foi Alavarium 30 – Avanca 29.
Seguidamente a equipa liderada por Pedro Lagarto irá entrar numa fase de apuramento com oito equipas (3 Zona Norte, 3 Zona Sul e 2 Ilhas), onde apenas o 1º Classificado alcançará a subida ao mais alto patamar da Federação de Andebol de Portugal.

TAÇA DE PORTUGAL: ALAVARIUM - SPORTING
A contar para os 1/16 de final da Taça de Portugal em andebol, a equipa do Alavarium irá deslocar-se a Alvalade no dia 28 de Fevereiro para defrontar a equipa do Sporting.
Para o efeito, o Alavarium está a organizar uma excursão de autocarro a Lisboa para acompanhar a equipa neste jogo contra uma das melhores equipas nacionais.
As inscrições terminarão na próxima quarta-feira, dia 22 de Fevereiro, tendo a viagem o custo de 7,5€. A saída está marcada para as 13h30m, com a chegada a Aveiro prevista para as 23 horas.
SÃO BERNARDO VENCE LÍDER
O São Bernardo venceu o líder da Divisão de Elite, o Sp.Horta, por 29-28. Este jogo ficou marcado pela falta de energia eléctrica do pavilhão do São Bernardo, o que obrigou as equipas a efectuarem o jogo no pavilhão do Alavarium.
O equilibrio foi nota dominante, com o São Bernardo a ser mais feliz. A equipa de Nicolai Georgiev, impôs a primeira derrota no campeonato aos Açoreanos.

ESTE GANHA ALL-STAR GAME

Esta madrugada, a equipa de Este bateu a equipa de Oeste, por 122-120 no 55º All-Star Game da NBA. LeBron James da equipa de Este, foi o MVP da partida. Aos 21 anos, LeBron é o mais novo All-Star MVP. No concurso de afundanços a vitória foi para Nate Robinson (Knicks). No corcurso de 3 pontos, o vencedor foi o alemão Dirk Nowitzki (Mavericks). Dwayne Wade (Heat) venceu o desafio de destrezas. No jogo T-Mobile Rookie Challenge, vitória para a equipa Sophomore por 133-106, com Andre Iguodala (Sixers) a ser o MVP deste encontro.

All-Star Game:
Este 122- Allen Iverson (12), Dwayne Wade (20), LeBron James (29), Vince Carter (5), Shaquille O'Neal (17), Ben Wallace (o), Rasheed Wallace (2), Chris Bosh (8), Chauncey Billups (15), Paul Pierce (7), Rasheed Wallace (6) e Gilbert Arenas (1)

Oeste 120- Kobe Bryant (8), Steve Nash (2), Tracy McGrady (36), Tim Duncan (15), Yao Ming (5), Ray Allen (8), Elton Brand (12), Kevin Garnett (2), Pau Gasol (0), Shawn Marion (14), Dirk Nowitzki (10) e Tony Parker (8).

domingo, fevereiro 19

AMIZADE E SENTIDO PROFISSIONAL

Devido a um erro de fornecimento de linhas e também pela queda da antena da Rádio Terra Nova, a Aveiro Fm convidou os elementos da Rádio Terra Nova, para um relato conjunto. Tal facto, é demonstrativo de grande companheirismo, amizade e sentido profissional existente entre estes elementos, que ao longo dos anos têm acompanhado, simultaneamente, o Beira-Mar. Este trabalho no Estoril resultou interessante dando outro colorido a um jogo que infelizmente o Beira-Mar empatou. Depois do jogo houve um almoço entre eles, o que já aconteceu por várias vezes.
Na fotografia da esquerda para a direita: To-Zé Bartolomeu (Rádio Terra Nova), Carlos Portugal (Aveiro Fm), Sérgio Loureiro (Aveiro Fm), Pedro Neves (Aveiro Fm) e Carlos Naia (Rádio Terra Nova).

TUDO NA MESMA...

Após a 23ª jornada da Liga de Honra, mantém-se tudo na mesma na tabela classificativa, em relação aos candidatos à subida, isto apesar do empate do Beira-Mar frente ao Estoril por 1-1.
A 1ª parte foi dominada por completo pelos pupilos de Augusto Inácio. Roma aos 20 m, marcou pelo Beira-Mar após passe de Jorge Leitão.

Na 2ª parte, Carlos Gomes (que tinha entrado aos 30m para o lugar de Artur) poderia ter aumentado a vantagem, num lance isolado perante o guarda-redes Ernesto. Luís Vouzela também teve uma ocasião de golo mas não dominou bem a bola. O jogo decaíu em termos de qualidade, e o Estoril começava a criar perigo. Aos 78m, Bernardo Vasconcelos restabeleceu a igualdade, após passe de Willian. Augusto Inácio ainda fez entrar Miran, no sentido de dar a volta ao resultado, mas isso não aconteceu. Boa arbitragem de Olegário Benquerença. Com este resultado, o Beira-Mar soma o 18º jogo seguido sem perder!
Onze Inicial: Srnicek; Ricardo,Buba, Jorge Silva e Tininho; Diakité, Luís Vouzela, Artur (Carlos Gomes aos 30m e Miran aos 83m) e Rui Lima; Roma (Zé Roberto aos 64m) e Jorge Leitão.
CLASSIFICAÇÃO APÓS A 23ª JORNADA:
1º BEIRA-MAR 48p
2º OLHANENSE 43p
3º LEIXõES 37p
4º DESP. AVES 37p
5º PORTIMONENSE 36p
6º SANTA CLARA 35p
7º VARZIM 35p
8º GONDOMAR 32p
9º SP. COVILHÃ 32p
10º DESP. CHAVES 31p
11º VIZELA 29p
12º ESTORIL 28p
13º FEIRENSE 26p
14º MOREIRENSE 26p
15º MAIA 21p
16º OVARENSE 20p
17º MARCO 20p
18 BARREIRENSE 18p.

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

1ª Divisão Distrital de Aveiro em Futsal:
Beira-Mar-Saavedra Guedes 3-4
Liga Profissional de Basquetebol:
Ovarense-Aveiro Basket-84-69
Proliga:
Galitos-V.Guimarães-91-105
Esgueira-Sangalhos-89-85
Académica-Illiabum-77-62
Divisão de Elite em Andebol:
São Bernardo-Sp.Horta-29-28
1ª Divisão Zona Norte:
Alavarium-Avanca-30-29

sábado, fevereiro 18

ALCARÁZ E MARCO NÃO JOGAM


VS
Num jogo a contar para a 23ª jornada da Liga de Honra, o Beira-Mar desloca-se ao Estoril, para enfrentar a equipa local. Este jogo realiza-se no próximo Domingo às 11h da manhã, com transmissão televisiva na Sport Tv. O treinador Augusto Inácio não vai poder contar, para o embate com o Estoril, com os jogadores Alcaráz e Marco, que se encontram lesionados. Assim sendo, Buba vai ser titular e defrontar a sua anterior equipa. Diakité também está em dúvida, mas vai ser hoje reavaliado. O técnico aveirense falou à imprensa dizendo: "Vamos entrar na fase das equipas aflitas e das que querem a subida. Estamos em situação privilegiada, mas não podemos desacelerar. Em duas ou três jornadas poderemos garantir a subida. Temos de ganhar os próximos três jogos".
O Estoril é o 12º classificado com 27 pontos. O treinador dos estorilistas, Litos, já avisou que quer ganhar o encontro e que o factor televisão é uma oportunidade para os seus jogadores se mostrarem, o que constitui uma motivação acrescida.
O árbitro desta partida vai ser o leiriense Olegário Benquerença.

Onze Provável: Srnicek; Ricardo, Buba, Jorge Silva e Tininho; Diakité (João Pedro), Luís Vouzela, Artur e Rui Lima; Roma e Jorge Leitão. FORÇA BEIRA!!!

55º ALL-STAR WEEKEND

O Toyota Center em Houston (EUA), vai ser palco este fim-de-semana do All-Star Weekend, da NBA. Para além do famoso Jogo das Estrelas (All-Star Game), neste fim-de-semana também se realiza um desafio de destrezas, um concurso de triplos e um concurso de afundanços. Aqui vos deixo o programa e os jogadores presentes:

Programa
Sexta-Feira - Jogo das celebridades (24h) e Jogo dos Rookies (02h)
Sábado - Estrelas do lançamento (01h), Desafio de destrezas, Concurso de afundanços e de triplos
Domingo - 55º Jogo das Estrelas (01h).

Jogadores presentes:
Desafio de destrezas
LeBron James (Cavaliers)
Steve Nash (Suns) detentor do título
Chris Paul (Hornets)
Dwyane Wade (Heat)

Concurso de triplos
Ray Allen (Sonics)
Raja Bell (Suns)
Chauncey Billups (Pistons)
Dirk Nowitzki (Mavericks)
Quentin Richardson (Knicks) detentor do título
Jason Terry (Mavericks)

Concurso de afundanços
André Iguodala (76'ers)
Nate Robinson (Knicks)
Josh Smith (Hawks) detentor do título
Hakim Warrick (Grizzlies)

T-Mobile Rookie Challenge
Equipa Rookie:
Andre Bogut (Bucks), Luther Head (Rockets), Channing Frye (Knicks), Danny Granger e Sarunas Jasikevicius (Pacers), Nate Robinson (Knicks), Charlie Villanueva (Raptors) e Deron Williams (Jazz).

Equipa Sophomore:
Luol Deng (Bulls), T.J. Ford (Bucks), Ben Gordon (Bulls), Devin Harris (Mavericks), Dwight Howard(Magic), Andre Iguodala (76'ers), Nenad Krstic (Nets), Jameer Nelson (Magic) e Andres Nocioni (Bulls)

ALL-STAR GAME

Equipa de Este:
5 inicial- Allen Iverson (76'ers), Dwayne Wade (Heat), LeBron James (Cavaliers), Gilbert Arenas (Wizards) e Shaquille O'Neal (Heat); Chauncey Billups (Pistons), Chris Bosh (Raptors), Vince Carter (Nets), Richard Hamilton (Pistons), Paul Pierce (Celtics), Ben Wallace (Pistons) e Rasheed Wallace (Pistons). Treinador: Flip Saunders (Suns)

Equipa de Oeste:
5 inicial- Steve Nash (Suns), Kobe Bryant (Lakers), Tracy McGrady (Rockets), Tim Duncan (Spurs) e Yao Ming (Rockets); Ray Allen (Sonics), Elton Brand (Clippers), Kevin Garnett (Wolves), Pau Gasol (Grizzlies), Shawn Marion (Suns), Dirk Nowitzki (Mavericks) e Tony Parker (Spurs). Treinador: Avery Johnson (Mavericks).

sexta-feira, fevereiro 17

55 MIL CONTOS, EM CASO DE VITÓRIA NO MUNDIAL

"A vitória no Campeonato do Mundo valerá um prémio de 275 mil euros (55 mil contos) a cada jogador da Selecção Nacional. É a maior recompensa alguma vez paga pela Federação Portuguesa de Futebol mas se Portugal não passar a fase de grupos os jogadores não receberão nada, para além do prémio do apuramento. A selecção vencedora do Mundial da Alemanha receberá cerca de 15 milhões de euros e a finalista vencida 13 milhões. A simples presença na fase final significa um encaixe de 4 milhões de euros para cada selecção. Feitas as contas, se Portugal for campeão do Mundo a FPF pagará cerca de 6,3 milhões de euros (1,3 milhões de contos) de prémios aos jogadores, equipa técnica e demais elementos da comitiva, mas receberá da FIFA quase o triplo, os tais 15 milhões de euros (3 milhões de contos)".

Texto retirado de www.record.pt

GRANDE JOGO

VS
Grande jogo! É o que se advinha para Domingo às 15h, no pavilhão do Alavarium. O derby Alavarium-Artistica Avanca, é decisivo para os aveirenses, que em caso de vitória, vão disputar a fase final com vista à subida para a Divisão de Elite. Em caso de empate ou derrota, o grupo liderado por Pedro Lagarto irá disputar o grupo dos que vão tentar evitar a despromoção da 1ª divisão. O Artistica, qualquer que seja o resultado, irá fazer parte das equipas que vão lutar para não descer. Como a pontuação conta, no grupo que vai tentar evitar a descida, o Avanca também tem interesse em ganhar este derby. Por tudo isto vale a pena ir ver este jogo de andebol, que irá com certeza ser emocionante.

quarta-feira, fevereiro 15

BEIRA-MAR VENCE JOGO TREINO

O Beira-Mar venceu, esta tarde, os Dragões Sandinenses, por 1-0. O jogo treino foi no "velhinho" Mário Duarte. Augusto Inácio optou por rodar os jogadores menos utilizados. O golo do Beira-Mar foi apontado, na 2ª parte, por Carlos Gomes.
Onze Inicial: Alê; Ribeiro, Marco, Buba e Daniel; João Pedro, Torrão, Catchana e Camora; Francis Ikome e Miran. Jogaram ainda: Paulo Sérgio, Pires, Labarthe e Carlos Gomes.

JOSÉ COSTA NO CINCO IDEAL

José Costa, base do Aveiro Basket, após a sua excelente prestação na vitória da sua equipa perante o Barreirense, foi nomeado para o 5 ideal da jornada. Aqui ficam as estatisticas do jogador neste jogo, retiradas do site oficial da Liga de Basquetebol: 30 pontos, 2 ressaltos, 7 assistências, 2 roubos de bola, 36 minutos, 2/4 L2, 7/15 L3 e 5/7 LL.

terça-feira, fevereiro 14

OS TUFF BOYS

No último jogo do Beira-Mar, frente ao Marco estive muito perto da claque forasteira, os Tuff Boys. Eram cerca de 30 elementos que de principio ao fim, apoiaram a sua equipa. Não se "picaram" com o público, apenas se limitaram a apoiar. À semelhança dos Auri-Negros que são, para mim, uma referência de como deve ser uma claque, existem mais. Gostei destes Tuff Boys.

EQUIPAMENTOS PARA O MUNDIAL

Ontem, ao inicio da tarde, foram apresentados os novos equipamentos da selecção portuguesa de futebol, para o Mundial 2006. O equipamento principal é todo vermelho, o alternativo todo preto e dos guarda-redes é cinzento claro. Em termos tecnológicos, as camisolas foram feitas com a técnica Nike Sphere Dry que, segundo a marca, permite que o jogador sue mas esteja sempre seco para que a sua concentração não seja afectada. A selecção vai estrear estes equipamentos no particular frente à Arábia Saudita, dia 1 de Março.
foto retirada de www.ojogo.pt

SORTEIO DOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Ontem, realizou-se o sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal em futebol. O FC Porto, actual líder da Liga portuguesa de futebol, viaja até ao Funchal para defrontar nos Barreiros o Marítimo. O Sporting também joga fora, defronta a Académica, em Coimbra, sendo o Benfica o único dos três grandes a actuar em sua casa, perante o Vitória de Guimarães. Estes jogos realizam-se no dia 15 de Março.
O sorteio ditou os seguintes encontros:
Vitória de Setúbal-Boavista

Marítimo-FC Porto

Académica-Sporting

Benfica-Vitória de Guimarães

segunda-feira, fevereiro 13

LIGA BETANDWIN -- 22ª JORNADA

Na 22ª jornada da Liga Betandwin, os três grandes venceram. O lider FC Porto venceu em Belém, o Belenenses por 2-0. A equipa de Co Adriaanse dominou em toda a linha, cabendo ao Belenenses apenas uma ocasião de verdadeiro perigo através de Meyong. Adriano marcou os dois golos portistas, com duas assistências de Ricardo Quaresma. Após 193 jogos seguidos como titular, Marco Aurélio (guarda-redes do Belenenses) ficou no banco, sendo substituído por Pedro Alves.
O Sporting também venceu fora, o Vitória de Setúbal por 2-1. Carlos Martins foi a figura do jogo. Marcou um golo espectacular, na cobrança de um livre e no seguimento de outro livre cobrado por este, João Moutinho elevou a vantagem para 2-0. O Vitória ainda reduziu para 1-2, com um golo de penalty apontado por Carlitos. Destaque para a utilização de 7 jogadores portugueses no onze leonino, sendo 4 deles da escola do clube (Carlos Martins, João Moutinho, Custódio e Caneira). Há já a alguns jogos que Paulo Bento escala estes jogadores no onze. Acho que todos os clubes deveriam apostar mais nos jogadores portugueses, sobretudo aqueles que são das suas escolas de formação.
O Benfica goleou, em casa, o último classificado, o Penafiel por 4-0. Geovanni, Roberto (própria baliza), Nuno Gomes (com um jogador do Penafiel deitado no relvado) e Simão foram os autores dos golos encarnados. Tendo em conta as ocasiões de golo na 1ª parte para o Penafiel (duas boas intervenções de Moretto), acho o resultado um pouco pesado, mas a vitória é justa (sobretudo pelo dominío dos encarnados após o segundo golo).

BELENENSES VENCE TAÇA DA LIGA

O Belenenses conquistou ontem à tarde a Taça da Liga em Andebol, derrotando após prolongamento, o Águas Santas por 25-24. O Belenenses não ganhava um troféu desde 1994, ano em que foi campeão nacional.

VITÓRIA SUADA, MAS MERECIDA

O Beira-Mar venceu o Marco por 3-2, num jogo a contar para a 22ª jornada da Liga de Honra. O Beira-Mar entrou "a todo o gás", com o Rui Lima a inaugurar o marcador logo aos 4 minutos. Quando, aos 17 minutos Zé Roberto "carimbou" o segundo golo para o Beira-Mar, parecia que a vitória estaria encontrada. Porém o Marco não baixou os braços e Quim reduziu a desvantagem aos 18 minutos e foi protagonista do golo do empate aos 70 minutos, quando a sua equipa estava reduzida a 10 elementos. Os beiramarenses reagiram e num lance de contra-ataque Carlos Gomes oferece o golo da vitória a Jorge Leitão. O Marco ainda sentiu mais uma expulsão, por Ferreira ter impedido com o braço a progressão da bola, lance que deixava Jorge Leitão isolado. Vitória suada, mas merecida do Beira-Mar. Perante esta vitória e os desaires dos mais directos adversários, os aveirenses aumentaram a sua vantagem na tabela classificativa.
Onze Inicial: Srnicek, Ricardo, Jorge Silva, Buba e Tininho; Diakité, Artur (Carlos Gomes, 71m), Rui Lima e Zé Roberto (Luís Vouzela, 60m); Roma (Miran, 78m) e Jorge Leitão.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 22ª JORNADA:1º BEIRA-MAR, 47p, 2º OLHANENSE, 42p, 3º LEIXÕES, 36p, 4º DESP. AVES, 36p, 5º PORTIMONENSE, 35p, 6º VARZIM, 34p, 7º SANTA CLARA, 32p, 8º SP. COVILHA, 32p, 9º GONDOMAR, 31p, 10º DESP. CHAVES, 30p, 11º VIZELA, 28p, 12º ESTORIL, 27p, 13º MOREIRENSE, 25p, 14º FEIRENSE, 23p, 15º MAIA, 21p, 16º MARCO, 20p, 17º OVARENSE, 17p e 18 BARREIRENSE,17p.

domingo, fevereiro 12

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

1ª Divisão Distrital de Aveiro em Futsal:
Anadia FC-Beira-Mar-4-8
16ª jornada da Liga Profissional em Basquetebol:
Aveiro Basket-Barreirense-78-75
19ª jornada da Proliga:
Illiabum-Vasco da Gama-75-71
Angra Basket-Galitos-89-81
Académica-Esgueira-82-95
Divisão de Elite em Andebol:
Fafe-São Bernardo-20-29
1ª Divisão Zona Norte em Andebol:
Callidas-Alavarium-27-25

EGIPTO VENCE TAÇA DAS NAÇÕES AFRICANAS

Na passada sexta-feira, o Egipto venceu a Taça das Nações Africanas. Na 25ª edição, os faraós, que eram os anfitriões da competição, levaram de vencida a Costa do Marfim, nas grandes penalidades, por 4-2. Com esta vitória, o Egipto tornou-se a nação com o maior número de triunfos na prova.

Melhores jogadores da competição:
- melhor jogador: Ahmed Hasan (Egipto)
- melhor marcador: Samuel Eto'o (Camarões)
- melhor guarda-redes: Essam El-Hadari (Egipto)
- melhor jogador jovem: John Obi Mikel (Nigéria)

sexta-feira, fevereiro 10

LÁ SE FAZEM... CÁ SE PAGAM!

VS
O Beira-Mar vai defrontar no Domingo, no Estádio Municipal Mário Duarte, o FC Marco às 16h. A única derrota dos aveirenses foi perante este clube, portanto "lá se fazem... cá se pagam"! Augusto Inácio poderá ter que alterar o onze se Alcaráz e Luís Vouzela não recuperarem de problemas fisicos. Penso que é um adversário perfeitamente ao alcance do Beira-Mar que assim poderá, em caso de vitória, reforçar mais a sua condição de favorito à subida. Os menos utilizados realizaram um jogo treino frente à Sanjoanense, no qual venceram por 1-0, com um golo do aniversariante Ribeiro (27 anos).
O FC Marco é o 15º classificado com 20 pontos. O treinador Carlos Brandão vem a Aveiro tentar amealhar pontos para evitar a descida.
O árbitro escolhido para esta partida é o setubalense Bruno Paixão.
Onze Provável: Srnicek; Ricardo, Alcaráz (Buba), Jorge Silva e Tininho; Diakité, Luís Vouzela (Torrão), Carlos Gomes e Rui Lima; Roma e Jorge Leitão. FORÇA BEIRA!!!

quinta-feira, fevereiro 9

ASSISTA AO BEIRA-MAR-MARCO POR APENAS 2,5€

É preciso chamar a atenção dos aveirenses e adeptos, para a oportunidade de assitir ao "seu" Beira-Mar por apenas 2,5€. Acho que é uma boa política de preços de bilhetes e, que os aveirenses deveriam aproveitar. O Beira-Mar é, indiscutívelmente, a melhor equipa da Liga de Honra, por isso o espectáculo e o bom futebol é garantido. Vá ao futebol, ajude o Beira-Mar a subir!!! FORÇA BEIRA!!!

Nota:Com esta postagem não quero de forma alguma fazer concorrência aos diversos blogues, que referiram esta promoção. A minha intenção é única e exclusivamente, para chamar a atenção aos aveirenses e adeptos a ajudarem o clube.

TAÇA DA LIGA EM ANDEBOL

Inicia hoje, em Idanha-a-nova (Pavilhão Desportivo da Escola Silvestre Ribeiro), a III edição da Taça da Liga em Andebol. O FC Porto tem dominado esta competição, ao vencer as duas últimas edições. Este ano a Taça da Liga irá realizar-se em novos moldes, vejamos:

Calendário:
Quinta-Feira
15.30h - SC ESPINHO x GINÁSIO DO SUL
17.15h - VITÓRIA FC SETÚBAL x ISAVE

Sexta-Feira
15.30h - ÁGUAS SANTAS x MADEIRA SAD
17.15h - SC ESPINHO ou GINÁSIO DO SUL x FC PORTO
18.45h - VITÓRIA ou ISAVE x ABC SAD

Sábado
(1/2 FINAIS - CF "OS BELENENSES" JÁ APURADO)
11.00h - 1/2 final 1 (Sport TV)
16.00h - 1/2 final 2

Domingo
17.45h -FINAL (Sport TV)

SORTEIO DO CAMPEONATO EUROPA SUB-21

Hoje foi realizado o sorteio do Campeonato da Europa de Sub-21, que vai ser realizado em Portugal, entre 23 de Maio e 4 de Junho. O estádio municipal de Aveiro Mário Duarte e o estádio municipal de Águeda, vão ser palcos do grupo B desta competição. O sorteio ditou que Portugal vá defrontar a Alemanha, a França e a Sérvia & Montenegro (Grupo A).
Aqui fica o calendário completo deste europeu:
GRUPO A:
23 Maio, terça-feira:
Portugal - França, Estádio Municipal de Braga
Sérvia e Montenegro - Alemanha, Estádio Cidade de Barcelos
25 Maio, quinta-feira:
França - Alemanha, Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
Portugal - Sérvia e Montenegro, Estádio Cidade de Barcelos
28 Maio, domingo:
Alemanha - Portugal, Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
França - Sérvia e Montenegro, Estádio Municipal de Braga

GRUPO B:
24 Maio, quarta-feira:
Ucrânia - Holanda, Estádio Municipal de Águeda
Itália - Dinamarca, Estádio Municipal de Aveiro
26 Maio, sexta-feira:
Dinamarca - Holanda, Estádio Municipal de Aveiro
Itália - Ucrânia, Estádio Municipal de Águeda
29 Maio, segunda-feira:
Holanda - Itália, Estádio Municipal de Aveiro
Dinamarca - Ucrânia, Estádio Municipal de Águeda

Meias-finais:
01 Junho, quinta-feira:
Vencedor A - Segundo B, Estádio Municipal de Braga
Vencedor B - Segundo A, Estádio Municipal de Aveiro

Final: 04 Junho, domingo, Estádio do Bessa (Porto)

quarta-feira, fevereiro 8

CONGRESSO DO DESPORTO

No passado Sábado, desloquei-me a Espinho, representando a Associação de Estudantes do ISCAA, para assistir ao Congresso do Desporto (1ª sessão no Distrito de Aveiro). Este Congresso aborda 5 temas, mas em Espinho só se falou em 3. "Os Equipamentos Desportivos e o Território", "Desporto, Saúde e Segurança" e "Reforma do Sistema Desportivo" foram os temas do dia. Foi uma sessão muito interessante, com 3 oradores por cada tema e, com a possibilidade das pessoas inscritas poderem interpelar os oradores no final da sua exposição de ideias. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr.Laurentino Dias, bem como o Governador Civil de Aveiro, Dr.Filipe Neto Brandão, infelizmente só chegaram 30m antes da sessão acabar, devido a outros compromissos. Destaque para as intervenções dos presidentes da Associação de Atletismo de Aveiro e da Associação de Futebol de Aveiro, que referiram, em tom de desabafo, algumas carências a nível de equipamentos, os problemas dos exames médico-desportivos no início de cada época e outras questões que afectam o concelho.
Na próxima Sexta-Feira, irá realizar-se no IPJ em Aveiro a 2ª sessão deste Congresso. Os temas serão: "Politicas de Finaciamento do Sistema Desportivo" e "Politicas Educativas Sociais no Desporto".

terça-feira, fevereiro 7

ANÁLISE AO EURO 2006 EM ANDEBOL, POR EUGÉNIO BARTOLOMEU

HOJE ANDEBOLO EU…

EURO 2006 – A CONFIRMAÇÃO DE VÁRIAS SUPOSIÇÕES!

Finalizou no passado domingo o Campeonato Europeu de Andebol, o qual veio trazer a confirmação de várias suposições acerca de inúmeras questões que envolvem o andebol nacional e internacional.
A nível nacional aconteceu o que, à partida, muitos esperavam, ou seja, uma participação da nossa selecção sem grandes possibilidades de atingir algum brilhantismo. Ao fazer esta afirmação não quero colocar em causa os atletas ou os técnicos, mas sim a organização que temos e as questiúnculas entre Federação e Liga, desde que este processo se iniciou que a nossa selecção passou ao declínio, depois de uma fase de enorme ascensão. Sendo que a nossa prestação foi exactamente o espelho deste constante desarranjo institucional e, parece-me que, enquanto não se chegar a um entendimento e enquanto não estabilizarmos as nossas competições internas de uma vez por todas, não voltaremos a atingir patamares anteriormente alcançados.
Outra situação que a nossa selecção tem que não a favorece muito é a sua vertente física, senão vejamos a nossa primeira linha, onde pontificaram essencialmente Eduardo Filipe, Luís Gomes, Pedro Gama e Carlos Carneiro, os quais apesar de serem tecnicamente dotados dificilmente conseguem grandes feitos contra defesas com elevada estatura. Como é natural chegou também a hora da renovação, a hora de deixarmos de olhar para a geração do Carlos Resende como os nossos sustentáculos e partirmos para a sempre difícil reestruturação de uma selecção.
A tudo isto aliou-se o facto de, devido a essa fase de reestruturação, novos valores terem maior evidência e ainda demonstrarem uma natural imaturidade em fases cruciais das partidas, onde não houve discernimento suficiente para realizar eficazes combinações atacantes, onde me pareceu que Portugal esteve um pouco abaixo do que poderia apresentar.
A nível individual pretendo deixar uma palavra ao nosso guarda-redes Hugo Figueira pela sua participação, assim como ao Ricardo Costa que se apresentou em bom plano, sem contudo perder a oportunidade de enviar um forte abraço ao habitual campeão da boa disposição, o Pedro Gama.
Quanto ao trabalho do seleccionador nacional, Mats Olsson, julgo que fez seu o melhor, atendendo às contingências, não querendo fazer grandes juízos de valor, ou grandes avaliações ao trabalho de um colega, pelo qual nutro um imenso respeito pelo seu passado e pela sua postura na modalidade.
A nível internacional, ou seja, em relação à prestação das restantes selecções deste Campeonato da Europa, permitam-me, antes de mais nada, expressar a minha imensa angústia por não ter conseguido o apuramento a minha selecção de eleição, a Suécia. Pelo seu rigor táctico, pelo primor técnico e pela sua diferente abordagem não só ao jogo, mas a toda uma envolvência do que rodeia a preparação de uma competição deste nível e a sua forma de estar e de se apresentar, a forma como estrutura a nível mental os seus jogadores. Enfim, foi uma pena, mas também as grandes selecções passam por fases de renovação e foi precisamente esse um dos factores que conduziu à sua ausência.
Quanto às prestações das selecções que participaram neste campeonato, todos pensávamos que a Croácia, bi campeã olímpica, conseguiria atingir um lugar mais alto na classificação, assim como a Alemanha, mas, na minha opinião, venceu o andebol menos rígido tacticamente, aquele que fez maior uso de situações de contra-ataque, aquele que praticou um andebol mais rápido e eficaz.
Para quem viu a final entre a Espanha e a França cedo se apercebeu que ambas as equipas tinham algum acerto defensivo, contudo os ataques eram bastante eficazes, não havendo situações de táctica ofensiva com extrema elaboração, mas sim o delinear de trajectórias e de atracções perfeitas, aliadas a posicionamentos rigorosos, os quais deram excelente resultado. Parecendo-me que foi exactamente aí que residiu a diferença entre as duas selecções, pois a França foi mais precisa, mais objectiva nos seus movimentos, assim como melhor estiveram tecnicamente os seus atletas. Enquanto que a Espanha, apesar de me parecer um pouco mais fatigada fisicamente, teve também menor acerto ofensivo e encontrou no guardião francês Thierry Omeyer (considerado o melhor guarda-redes da competição) um obstáculo de difícil transposição.
Curiosamente apenas o guarda-redes francês foi eleito para a selecção ideal, a qual apresento: Thierry Omeyer (GR, França), Eduard Kokcharov (Rússia), Iker Romero (Espanha), Ivano Balic (Croácia), Rolando Urios (Espanha), Olafur Stefansson (Islândia) e Soren Stryger (Dinamarca).
Sendo o melhor marcador - Siarhei Rutenka (Eslovénia) e o melhor jogador (Most Valuable Player) - Ivano Balic (Croácia).
Foi sem dúvida uma competição de grande nível, com um vencedor um tanto inesperado, com andebol de elevada condição, contudo a Portugal, em termos televisivos, apenas chegaram os jogos da nossa selecção e a final, pouco para uma competição deste tipo!
Um abraço,
Eugénio Bartolomeu

segunda-feira, fevereiro 6

LIGA BETANDWIN -- 21ª JORNADA

Na 21ª jornada da Liga Betandwin, o Sporting aproveitou os desaires dos seus rivais para se aproximar do 1º lugar. Com efeito, a turma leonina venceu justamente o Nacional, em Alvalade, por 1-0. Caneira foi o autor do único golo dos leões (remate muito bem colocado, sem hipóteses para Benaglio). O Sporting podia ter ganho por uma margem confortável, não fosse a má finalização.
O Benfica sofreu a segunda derrota consecutiva, desta feita, frente ao Leiria por 3-1. Foi um bom jogo com uma grande exibição dos leirienses. Costinha (defendeu quase tudo) e os "ciclistas" Maciel, Touré e Fábio Felício (rapidissímos no contra-ataque) foram determinantes para a vitória do Leiria. Os golos do Leiria foram de Maciel, Fábio Felício e João Paulo (bom golo de fora da área). Manduca marcou pelos encarnados (também um bom golo).
O FC Porto, apesar do empate frente ao Braga por 1-1, ampliou a sua vantagem em relação ao 2º classificado, para 5 pontos. Os portistas jogaram melhor que em Vila do Conde, mas não seguraram a vantagem de 1-0 (golo de Lucho). Os bracarenses só "fizeram pela vida" após o golo sofrido, empatando ao cair do pano, com um golo de penalty, apontado por João Tomás. Lucho González (já marcou 7 golos) é muito bom jogador. O FC Porto numa futura venda, vai fazer muito dinheiro com este jogador que é um grande activo do clube.

domingo, fevereiro 5

VITÓRIA PECA POR ESCASSA

O Beira-Mar obteve uma importante vitória, na Serra da Estrela, frente ao Sp.Covilhã, por 1-0. O golo marcado por Jorge Leitão, estava anunciado desde o primeiro minuto com as oportunidades desperdiçadas de Roma e Tininho. O domínio foi avassalador com o resultado a não traduzir o que se passou em campo. O Beira-Mar aumentou a diferença para o 2º classificado (Olhanense), para três pontos e para o 3º classificado (Leixões), em consideráveis oito pontos.
Onze Inicial: Srnicek; Ricardo, Jorge Silva, Alcaráz e Tininho; Diakité, Luís Vouzela (Torrão, 90m), Artur e Rui Lima; Jorge Leitão (Miran, 83m) e Roma (Carlos Gomes,61m).
CLASSIFICAÇÃO APÓS 21ª JORNADA:1º BEIRA-MAR, 44p, 2º OLHANENSE, 41p, 3º LEIXÕES, 36p, 4º DESP. AVES, 35p, 5º PORTIMONENSE, 34p, 6º GONDOMAR, 31p, 7º VARZIM, 31p, 8º SANTA CLARA, 29p, 9º SP. COVILHÃ, 29p, 10º VIZELA, 28p, 11º DESP. CHAVES, 27p, 12º ESTORIL, 26p, 13º MOREIRENSE, 22p, 14º MAIA, 21p, 15º FEIRENSE, 20p, 16º MARCO, 20p, 17º OVARENSE, 17p e 18º BARREIRENSE, 17p.

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

1ª Divisão Distrital de Aveiro em Futsal:
Beira-Mar-Covão do Lobo-7-5
18ª jornada da Proliga em Basquetebol:
Galitos-V.P.Aguiar-92-66
Esgueira-Illiabum-96-72

OLIVEIRENSE VENCE TAÇA DA LIGA

Numa final disputada entre dois clubes do distrito de Aveiro, a Oliveirense levou a melhor sobre a Ovarense, vencendo por 83-77. Trevor Huffman, jogador da Oliveirense foi considerado o MVP da competição.

Foto retirada de www.lcb.pt

FRANÇA CAMPEÃ DA EUROPA EM ANDEBOL

A França sagrou-se, esta tarde na Suiça, campeã da Europa em Andebol. Os franceses bateram os campeões do Mundo, a Espanha por 31-23. Nicola Karabatic foi o heroi dos franceses ao apontar 11 golos. A medalha de bronze foi para a Dinamarca após a vitória frente aos anteriores campeões europeus, a Croácia, por 32-27.
O melhor sete deste Euro 2006 foi:
Guarda-Redes - Thierry OMEYER (França)
Ponta Esquerdo - Eduard KOKCHAROV (Russia)
Ponta Direito - Iker ROMERO (Espanha)
Central - Ivano BALIC (Croácia)
Lateral Esquerdo - Soren STRYGER (Dinamarca)
Lateral Direito - Olafur STEFANSSON (Islândia)
Pivot - Rolando URIOS (Espanha)
Melhor Marcador:
Siarhei RUTENKA (Eslovénia) 51 golos
MVP do Euro 2006:
Ivano BALIC (Croácia)


Nota: Para o apuramento do Mundial 2007 em Andebol, Portugal vai enfrentar a Ucrânia no mês de Junho.

sexta-feira, fevereiro 3

VIAGEM À SERRA

vs
Num jogo a contar para a 21ª jornada da Liga de Honra, o Beira-Mar desloca-se à Serra da Estrela para enfrentar o Sp.Covilhã. Augusto Inácio antevê um jogo dificil, até porque o Sp.Covilhã só perdeu uma vez no seu reduto, frente ao Feirense. Alcaráz e Zé Roberto estão aptos clinicamente, após de recuperação de problemas fisicos. O treinador do Beira-Mar convocou 19 jogadores, com destaque para a saída de Catchana e as entradas de Marco e Torrão. A formação auri-negra sairá de Aveiro amanhã, Sábado, rumo a uma unidade hoteleira da Serra da Estrela onde efectuará estágio. O Sp.Covilhã é o 7º classificado com 29p. Na equipa treinada por João Salcedas, realce para os jogadores Pimenta (avançado), Márcio Sousa (médio, recém contratado) e Piguita (defesa central, que já representou o Beira-Mar).
O jogo efectua-se às 16h de Domingo, no novo Estádio da Covilhã, com arbitragem do setubalense João Ferreira.
Onze Provável: Srnicek; Ricardo, Jorge Silva, Alcaráz e Tininho; Luís Vouzela, Diakité, Zé Roberto e Rui Lima; Roma e Jorge Leitão. Restantes convocados: Alê, Marco, Buba, Torrão, Carlos Gomes, João Pedro, Artur e Miran. FORÇA BEIRA!!!

quinta-feira, fevereiro 2

BEIRA-MAR VENCE SP.ESPINHO

O Beira-Mar venceu esta tarde o Sp.Espinho, por 2-1, num jogo treino realizado em Espinho. Carlos Gomes foi o autor dos dois golos aveirenses.

Informação retirada de www.terranova.pt e www.desportoaveiro.blogs.sapo.pt

TAÇA DA LIGA

As oito melhores equipas da primeira volta do campeonato da Liga Profissional de Basquetebol, vão a partir de hoje até Domingo, disputar a XVII edição da Taça da Liga, no Complexo Municipal de Desportos da cidade de Almada. FC Porto, CAB Madeira (detentor do titulo), Ovarense, Queluz, Belenenses, Benfica, Ginásio e Oliveirense são as equipas participantes. O Benfica detem o maior número de titulos conquistados, seis. Os jogos agendados são os seguintes:

Hoje: (Jogo 1) - FC Porto-CAB Madeira (às 19h15m)
(Jogo 2) - Ovarense-Queluz (às 21h30m)

Amanhã: (Jogo 3) - Belenenses-Benfica (às 19h15m)
(Jogo 4) - Oliveirense-Ginásio (às 21h30m)

Sábado: (Jogo 5) - Vencedor Jogo 1-Vencedor Jogo 2 (às 17h)
(Jogo 6) - Vencedor Jogo 3-Vencedor Jogo 4 (às 19h15m)
Domingo: Vencedor Jogo 5-Vencedor Jogo 6 (às 17h)

quarta-feira, fevereiro 1

PARABÉNS AUGUSTO INÁCIO

Segundo o site oficial do Sport Clube Beira-Mar Augusto Inácio faz hoje anos. Desejo-lhe muitas felicidades e que comande o Beira-Mar rumo à Superliga!

ARGENTINA

Hoje vou falar na selecção da Argentina. A selecção das pampas é uma natural candidata ao titulo mundial. Possui alguns dos melhores jogadores mundiais. É dificil escolher o melhor jogador, mas neste momento há uma estrela em ascenção, de seu nome Leo Messi. Este jovem de 19 anos do Barcelona, já foi comparado a Maradona e seguramente vai ser um jogador a ter em conta neste Mundial 2006. Neste momento o treinador José Pekerman, tem utilizado um sistema de 3-5-2. Na baliza estará Abbondanzieri (Boca Juniors), que poderá ter a concorrência de German Lux (River Plate). Na defesa, Javier Zanetti (Inter), Ayala (River Plate) e Coloccini (Deportivo) devem ser titulares, com Heinze (Man Utd) e Placente (Leverkusen) a espreitarem uma oportunidade. No meio-campo Pekerman vai ter dificuldades, já que existem várias soluções. Cambiasso (Inter), Lucho (FC Porto), Riquelme (Villarreal), Sorín (Villarreal) e Messi (Barcelona) poderão ter a concorrência de nomes como Mascherano (Corinthians), Pablo Aimar (Valência), Bernardi (Monaco), D'Alessandro (Portsmouth), Mário Santana (Palermo). Finalmente no ataque despontam Hernan Crespo (Chelsea) e Tevez (Corinthians), com Luciano Figueroa (Villarreal) a ser também uma boa alternativa.
A Argentina fará parte do Grupo C, juntamente com Costa do Marfim, Sérvia & Montenegro e Holanda.
Onze Tipo: Abbondanzieri; Javier Zanetti, Ayala e Coloccini; Cambiasso, Lucho, Messi, Riquelme e Sorín; Crespo e Tevez.